Notícias

Quer conhecer e desenvolver estudos e estratégias em Comunicação? Então conheça o NEEC

publicado: 15/02/2021 15h43, última modificação: 16/02/2021 07h53

“Estratégias audiovisuais na convergência”, “Comunicação, movimentos sociais e políticas públicas”, “Discurso e mudança social” e “Mídia e democracia”: essas são as quatro linhas de pesquisa desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos e Estratégias em Comunicação (Neec) da Universidade Federal do Maranhão, grupo que iniciou suas atividades em 2004 e até hoje desenvolve pesquisas relacionadas ao pensar das estratégias desenvolvidas no âmbito das Ciências da Comunicação.

Após intensificação de pesquisas na área da Comunicação, no início dos anos 2000, uma das primeiras atividades desenvolvidas e destacadas pelo grupo foi o livro “Comunicação: outros olhares”, organizado pelos professores Francisco Gonçalves da Conceição e Marcos Fábio Belo Matos. No ano seguinte, houve lançamento da coletânea “Jornalismo Cultural: da memória ao conhecimento”, que contou com organização da professora Francisca Ester de Sá Marques. Desde então, o grupo só cresceu e aumentou suas atividades.

Hoje, além das quatro linhas de pesquisa, o Neec conta com projetos de pesquisa, extensão e outras atividades. Possui a Rádio Híbrida, que nasceu dentro de uma das linhas de pesquisa e foi campeão nacional do Prêmio Expocom em 2014. Mais que os livros, o grupo passou a desenvolver audiobooks e, mais recentemente, e-books como “Produção de Sentido e Tecnologia: estudos contemporâneos em Comunicação” (2019) e “Estudos Psicossociais: Psicologia e Comunicação” (2020).

Acesse mais informações sobre o NEEC

Por: Kaio Lima

Produção: Marcos Paulo

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: