Quarenta e cinco graduandos do curso Medicina do Câmpus Imperatriz colam grau em cerimônia remota transmitida pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube

publicado: 27/10/2021 20h15, última modificação: 28/10/2021 13h02
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4

Na noite de ontem, 26, de forma remota, foi realizada a cerimônia de Colação de Grau Especial de 45 acadêmicos do curso Medicina do Câmpus Imperatriz. Estiveram presentes na ocasião o reitor Natalino Salgado; o vice-reitor Marcos Fábio Matos; a pró-reitora de Ensino, Isabel Ibarra; o coordenador do curso, Anderson Gomes Santana; o diretor do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia, Daniel Duarte Costa; e outros convidados da comunidade acadêmica. A cerimônia foi transmitida pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube.

O reitor Natalino Salgado, que é um dos mais reconhecidos profissionais da área, titular da Academia Nacional de Medicina e da Academia Maranhense de Medicina, manifestou empatia com a conquista dos alunos. “Nós, médicos, somos um referencial aos olhos da sociedade. Transitamos entre a vida e a morte, entre o anúncio da cura ocasionada por um procedimento bem-sucedido e entre a dor da trágica notícia da despedida final. Por isso esta data se reveste da maior importância, é um marco e ritual de passagem da vida estudantil para a profissão escolhida. Esse rito não significa abandono dos estudos, mas um alerta para uma responsabilidade ainda maior que vocês terão a partir deste momento. Aprender não tem fim, saiam daqui ancorados por duas das maiores virtudes do ser humano: a gratidão e a generosidade”, comentou.

O homenageado da turma, professor Alberto Madeira, parabenizou os alunos pelo esforço e pela força da dedicação aos estudos. “É uma grande alegria para mim terem escolhido meu nome para a quinta turma de Medicina da UFMA. Foi me inspirando nos mestres que me apaixonei por ensinar, e é ensinando que multiplico o que aprendi. Estou bastante emocionado, tenho muito orgulho de vocês. Hoje é uma noite especial, não só para os que estão formando, mas para todos os familiares que percorreram com eles toda essa caminhada. Hoje é o término de apenas uma etapa de suas vidas”, contou.

Por fim, o graduando Ruan Alencar proferiu o juramento da turma, e foi realizada a outorga de grau de médico aos formandos. Veja a cerimônia completa pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube.

Por: Andressa Algave

Produção: Laís Costa