Quarenta alunos do IEMA Zé Doca visitam a Cidade Universitária Dom Delgado

publicado: 10/06/2022 11h28, última modificação: 10/06/2022 11h28

Quarenta estudantes do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), Unidade Plena de Zé Doca, cidade localizada a 310 quilômetros de São Luís, visitaram a Cidade Universitária Dom Delgado na quinta-feira, 9. A atividade faz parte do “Programa de Visita” promovido pela Diretoria de Comunicação (DCom), por meio do Núcleo de Relações Públicas e Cerimonial (NRPC). Essa é a primeira vez que o projeto é realizado pelo Núcleo desde o início da pandemia de covid-19.

O grupo de alunos foi acolhido no Auditório Professor Sérgio Ferretti, da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), pelo diretor da DCom e vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos, que deu as boas-vindas aos visitantes. Em seguida, a diretora da Divisão de Ingresso na Graduação (Digrad), Licia Silva, palestrou sobre as principais formas de acesso à UFMA e os processos seletivos.

Posteriormente, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer alguns ambientes da Universidade como o prédio do curso de Odontologia, em suas salas de aula e clínicas; o prédio do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT); e a TV UFMA, além de passarem em frente a vários lugares do câmpus, como a TV UFMA, a Rádio Universidade, Colégio Universitário, Centro Pedagógico Paulo Freire, Espaço da Ciência e do Firmamento – Planetário, prédio de Empreendedorismo, as lagoas da UFMA, o Instituto de Energia Elétrica, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) e Restaurante Universitário.

Quarenta alunos do IEMA Zé Doca visitam a Cidade Universitária Dom Delgado - 09-06-22

De acordo com Haphisa Mugnaini, coordenadora do NRPC, esse programa visa trazer e apresentar a Universidade aos alunos do ensino médio. “O Programa de Visita visa trazer os estudantes a conhecer as nossas instalações, a gente tem uma estrutura muito boa e é isso que a gente quer: trazer o aluno para perceber, entender a realidade da nossa Universidade, por isso levamos aos laboratórios, a diversos espaços da UFMA”, comentou.

Segundo o professor do Iema Cleiton dos Santos, a vinda dos alunos foi motivada pela disciplina eletiva “De olho no futuro”, um projeto da escola que tem por objetivo despertar as carreiras e caminhos que o aluno quer seguir. “Nossos alunos, a maioria, não sabe ainda o que vai ser depois de concluir o ensino médio. A disciplina eletiva tem essa motivação de trazer esses campos produtivos e profissionais, para que eles não caiam no aleatório, então temos essa finalidade, despertar no aluno o que ele quer para seu futuro”, ressaltou.

Para a aluna Letícia Gabriela, que deseja fazer o curso de Odontologia, a oportunidade a deixará mais preparada para a escolha após o Enem. Já para o discente Erick Macedo, que tem por interesse áreas administrativas ou jurídicas, o momento despertou o olhar para outras áreas.

Os alunos estiveram também acompanhados pela equipe do Iema formada pela gestora geral do Instituto, Edna Freitas; a gestora pedagógica, Evanilde Mascarenhas; e pelos professores, Cleiton Santos, Anailton Pereira, Luis Abreu e Darleila Damasceno.

Como agendar visitas

O Programa de Visita à Universidade pode ser solicitado por qualquer instituição de ensino médio, com agendamento pelo e-mail rp.sce@ufma.br ou pelo telefone 3272-8007.

Por: Alan Veras

Produção: Bruna Castro