Notícias

Quadro Rádio Opinião recebe a psicóloga Evelyn Lindholm para falar da Semana da Mulher

publicado: 07/03/2023 12h15, última modificação: 08/03/2023 11h05

A Rádio Universidade FM 106,9 recebeu, na segunda-feira, 6, a psicóloga Evelyn Lindholm, no quadro Rádio Opinião, para a primeira entrevista de uma série realizada em alusão à Semana da Mulher. O Dia Internacional da Mulher, a ser comemorado amanhã, dia 8 de março, marca a luta das mulheres pelos seus direitos. Nesse contexto, a psicóloga aborda os diversos problemas ainda enfrentados pelas mulheres na contemporaneidade.

A psicóloga destaca, como um dos problemas, a sobrecarga de papéis trazida pela atualidade. A mulher, como explica, assume o papel não só de cuidadora, que tradicionalmente ocupa por convenções patriarcais, mas também de provedora, situação que tem crescido cada vez mais, principalmente no Brasil. Dessa forma, a mulher passa a ocupar ambas as funções, de forma desgastante, além de precisar atender às expectativas da sociedade em estar "sempre bonita e bem-cuidada", conforme explica a psicóloga.

Evelyn Lindholm explica também que, justamente por esse entrave, junto a situações de violência intrafamiliar, cobranças da sociedade e a autocobrança, cada vez mais mulheres se veem desenvolvendo problemas como depressão e ansiedade. “Estamos nos colocando em situações que, muitas vezes, não conseguimos lidar, por isso esses acometimentos de saúde mental acabam se tornando bastante severos e danosos”, expõe.

Ela conta que, a seu ver, duas das coisas que identifica como maiores geradores desse sofrimento emocional são a incapacidade de flexibilidade e o senso de obrigação da mulher ser sempre eficiente em suas tarefas. “Precisamos sair da zona do perfeccionismo excessivo e tentar exercer nossas funções segundo nossos próprios limites e sem medo de pedir ajuda. Dessa forma, podemos encontrar equilíbrio dentro da saúde mental e na qualidade de vida”, ressalta.

Confira, no minuto 39:00, a entrevista do Rádio Opinião: 

 

Por: Juan Terra

Produção: Bruna Castro

Revisão: Jáder Cavalcante 

registrado em: