Quadro “Em dia com a ciência” será exibido quinzenalmente todas as quartas-feiras, às 13h, no JTV UFMA

publicado: 23/11/2022 12h00, última modificação: 23/11/2022 14h54
Josie Bastos fala sobre a criação do quadro “Em dia com a ciência”, no JTV UFMA, e destaca a importância da visibilidade ao jornalismo científico em telejornais

Com o objetivo de inserir o jornalismo científico na programação diária do telejornalismo da TV UFMA e dar mais visibilidade ao ensino, à pesquisa e extensão da Universidade, nesta quarta-feira, 23, às 13h, será exibido o quarto episódio do quadro do “Em dia com a ciência” no JTV UFMA. A atração vai ao ar qunzenalmente às quartas-feiras, com exposição de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos por pesquisadores da UFMA.

A criação do quadro é de autoria da professora, pesquisadora do Departamento de Comunicação Social e diretora da TV UFMA, Josie do Amaral Bastos, no qual dirige junto com a coordenadora de Jornalismo Ameliane Cunha e o jornalista Rafael Marques. João Meireles e Sylmara Durans, são os produtores responsáveis por planejar e controlar a produção, sugerindo o desenvolvimento de ideias ao quadro.

O foco do “Em dia com a ciência” é a pesquisa aplicada, cujo seu principal objetivo é a geração de conhecimento para aplicação prática e imediata, voltados para solução de problemas específicos, em que a sociedade poderá assistir aos efeitos das pesquisas. “O quadro também é de interesse dos estudantes que queiram saber mais sobre os grupos de projetos de pesquisa ou extensão, pois os coordenadores de projetos também terão espaços no telejornal para falar mais sobre seus trabalhos”, pontuou a diretora da TV UFMA, Josie Bastos.

Josie lembrou que a TV UFMA é pública e educativa, cuja missão é noticiar e informar a sociedade. “Somos de uma TV pública e educativa, inserida na Universidade Federal do Maranhão, portanto temos como premissa, informar. Por que não explorar o jornalismo científico na nossa programação? A ideia é justamente essa, e, obviamente, apresentar os pesquisadores à sociedade, sobretudo mostrar como as pesquisas científicas e de extensões repercutem no nosso dia a dia”, comentou.

O jornalismo científico tem pouco espaço em telejornais diários de empresas públicas e privadas, conforme afirmou a diretora. “Na minha experiência como pesquisadora, sei da importância disso. Os pesquisadores têm pouca visibilidade na imprensa, e quando têm, é esporadicamente. Mas quando é que vemos isso de forma contínua e endereçada? Poucas vezes. Contudo, o nosso objetivo é fazer isso se tornar frequente”, analisou.

Na visão dela, o diferencial de uma universidade pública está no investimento em pesquisa e extensão. “A UFMA tem características muito fortes com o ensino, a pesquisa e extensão. Quando não fazemos pesquisas, estamos fadados a observar e interpretar a realidade na sua superficialidade, do modo como ela se apresenta. Isto é, a pesquisa nos tira dessa zona de conforto e nos possibilita a ter mais autonomia e reflexão sobre a realidade em que vivemos”, explicou a jornalista.

Já foram produzidos seis quadros, em que três deles já entraram no ar. No primeiro episódio, o JTV UFMA recebeu o professor do Departamento de Letras, João da Silva Araújo Junior, que falou sobre o projeto “Tecnologias Persuasivas na Contemporaneidade: linguagem e complexidade”, desenvolvido pelo grupo de pesquisa “Linguagem e Tecnologia”. O projeto estuda o fenômeno da desinformação e, com isso, busca entender como que as fake news aplicam-se nas plataformas digitais Twitter e Instagram.

Já no segundo episódio, foi exibido o projeto “Teatro e a intermidialidade: dos palcos à tela da TV, conexões entre arte e comunicação”, da professora do Departamento de Artes Cênicas e coordenadora do grupo de pesquisa “Encenação e Corporeidades”, Michelle Nascimento Cabral Fonseca. O projeto investiga a relação entre o teatro e a televisão, bem como suas intermidialidades. Aliás, como resultado dessa pesquisa, foi desenvolvida a série “As aventuras de Palita”, que aborda, por meio de personagens, características do imaginário circense, temas atuais e necessários, como o respeito à diversidade, o capacitismo, a imposição estética de padrões de beleza, a defesa do meio ambiente e a amizade como valor.

A produtora do quadro e estagiária da TV UFMA Sylmara Durans explicou que o projeto surgiu para reafirmar o compromisso que o veículo de comunicação tem com a divulgação e produção científica e, por conseguinte, a democratização do conhecimento. “Nós, da produção, estamos trabalhando com projetos de pesquisa e extensão que estão em andamento, ou que já foram finalizados recentemente. Uma das principais etapas que já fizemos foi a triagem de projetos do Câmpus de São Luís e dos continentes vinculados à Ageufma”, esclareceu.

Saiba mais

A TV UFMA é transmitida no canal aberto 16.1; NET Claro, canal 17; SKY, canal 316; e TVN, canal 16. O telejornal também é transmitido ao vivo, por meio do canal da TV UFMA no Youtube.

Por: Lucas Araújo

Produtor: Bruna Castro