Protagonismo feminino: alunas de Relações Públicas do Câmpus São Luís promoverão o painel “Deixe sua Marca” nessa quinta-feira, 15, de forma virtual

publicado: 12/12/2022 13h12, última modificação: 12/12/2022 18h49
O painel é uma iniciativa organizada por quatro estudantes da disciplina “Gestão Estratégica de Eventos Corporativos”, ministrada pela professora Nilma Regina Mendes Lima, do Departamento de Comunicação Social da UFMA

Habilidade simples, grande negócio? Isso mesmo! As discentes do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão Beatriz Silva da Costa, Érica Ferreira Nina, Tharcilla Roberta dos Santos Cruz e Yasmy Froes Costa realizarão, nessa quinta-feira, 15, com início às 19h, o painel “Deixe sua Marca”, via canal do Painel Deixe sua Marca no Youtube. Com o tema “Empreenda e conecte-se com autenticidade”, o evento tem por objetivo debater os tipos de estratégias para a comunicação digital nas organizações públicas e privadas do Maranhão.

Para você, que deseja tornar uma habilidade simples em um grande negócio, o painel é aberto a toda a comunidade acadêmica da UFMA e também ao público externo. Como participar? Os interessados poderão realizar suas inscrições até o dia do evento, gratuitamente, por meio do site do painel Deixe sua Marca, com direito a certificação. Sob a mediação da coordenadora do curso de Comunicação Social, Francinete Louseiro, o painel terá a presença de significativos profissionais da área da comunicação, como Miguel Abdalla, Laura Mello, Laila Marques e Elirdes Costa.

Na ocasião, o painel buscará responder a quatro perguntas fundamentais para quem tem o sonho de empreender em uma marca autêntica e, ainda, autoral. Entre elas, “O que é e como o branding pode contribuir para as marcas se destacarem no meio digital?” e “Identidade de marca: como a essência contribui para o nascimento de uma marca autêntica?”. E quem já é empreendedor, mas quer diferenciar com sua marca empresarial, não deve se preocupar, pois o evento também abrangerá os passos iniciais para a construção de uma marca autêntica, a fim de possibilitar o conhecimento sobre branding, estratégias de comunicação e sobre diferenciação.

Para que uma marca empresarial seja notada diante de outras no mercado, é necessária a diferenciação e originalidade trabalhadas com base na estratégia de branding. “Observa-se que, em São Luís, há uma grande parcela de pessoas que querem empreender no Instagram. Por outro lado, há pessoas que já empreendem nessa plataforma digital, mas estão em busca de melhor destaque nesse espaço, já que hoje em dia a maioria das empresas aderiram a essa rede social como uma ferramenta de venda”, analisou a estudante Beatriz Silva.

A importância de organizar esse evento, segundo esclareceu Érica Ferreira, é justamente ampliar a visão dessas pessoas sobre esse tipo de ferramenta como suporte para a criação da própria marca empresarial. “Ter conhecimento sobre branding e estratégias de diferenciação é importante não só para o destaque de uma empresa no mercado, mas também para a construção de uma marca única e autêntica”, acrescentou.

Com todas essas informações, você deve estar se perguntando agora: “tá, mas o que é branding?”. O branding, também conhecido como gestão de marca empresarial, é uma estratégia que busca uma forte conexão entre a marca e o seu público consumidor. “O branding, nada mais é do que a gestão intencional das ações de uma determinada marca para um objetivo. Precisamos entender que, para ter uma marca autêntica e diferenciada, precisamos geri-la com base em sua essência e, por conseguinte, alinhá-la ao seu real propósito. Ou seja, fazer branding é alinhar a marca intencionalmente, possibilitando que ela seja vista de acordo com o que almejamos, gerando conexão com o consumidor”, explicou Tharcilla Santos.

As organizadoras pretendem alcançar o maior número de espectadores possíveis com o painel “Deixe sua Marca” e, com isso, dar mais visibilidade ao curso de Relações Públicas da UFMA. “Nós, como futuras profissionais de relações públicas, estamos com o olhar de perspectiva positiva para o mercado, sobretudo para as práticas que incorporam o mundo das marcas”, relatou Tharcilla.

Ela acredita que o painel será um marco para a equipe organizadora e, certamente, proporcionará para toda a equipe um grande aprendizado acadêmico e profissional. “Estamos muito animadas com a proposta do evento, uma vez que trará ao público uma percepção voltada às estratégias de diferenciação que tanto importam para as marcas se destacarem no mercado atualmente”, concluiu a estudante.

Para mais informações sobre o evento, acesse o perfil do painel no Instagram @deixesuamarca.painel.

Por: Lucas Araújo

Produção: Bruna Castro