Prorrogadas, até 31 de outubro, as inscrições para o curso de capacitação “Atenção à Pessoa com Paralisia Cerebral”

publicado: 24/06/2022 16h57, última modificação: 24/06/2022 18h02
Prorrogadas até 31 de outubro, as inscrições para o curso de capacitação “Atenção à Pessoa com Paralisia Cerebral”.png

A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), vinculada à Universidade Federal do Maranhão, comunica que foram prorrogadas, até o dia 31 de outubro, as inscrições para o curso de capacitação “Atenção à Pessoa com Paralisia Cerebral”, que faz parte do Programa de Aperfeiçoamento Atenção à Pessoa com Deficiência II, que tem sete módulos de cargas horárias independentes. A capacitação conta com carga horária de 30 horas, realizada de forma gratuita e com início imediato. As aulas serão ofertadas na modalidade a distância, com metodologia autoinstrucional.

O curso aborda os cuidados em saúde ofertados à pessoa com paralisia cerebral, diagnóstico, fatores de risco e condições associadas, bem como os procedimentos corretos no que diz respeito aos tratamentos e acompanhamentos dessa população, com o objetivo de auxiliar os profissionais de saúde quanto à assistência às pessoas com esse tipo de paralisia.

O público-alvo são os profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), envolvidos no cuidado à pessoa com deficiência, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas, além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas.

A oportunidade educacional é disponibilizada em um ambiente virtual inovador e disponível em versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais e estratégias de avaliação: e-book, material em PDF, infográficos e questionário. O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA.

Para se inscrever, os interessados devem acessar o Saite AVA

Saiba +

Irreversível, complexa e muito comum na infância, a paralisia cerebral é caracterizada por significativas alterações de caráter neurológico que afetam o desenvolvimento motor e cognitivo do indivíduo em diferentes graus de comprometimento.

O curso é fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED-UFMA), por meio da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS-UFMA) e Ministério da Saúde — por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD-MS).

Por: Hérika de Almeida

Produção: Marcos Paulo Albuquerque