Notícias

Propriedades físico-químicas de biocarvões são analisadas em pesquisa desenvolvida na UFMA com colaboração internacional

publicado: 18/08/2025 14h59, última modificação: 26/08/2025 10h05
Propriedades físico-químicas de biocarvões são analisadas em pesquisa desenvolvida na UFMA com colaboração internacional

Desenvolvida por professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em parceria com pesquisadores da AGH University of Krakow, na Polônia, e da Anhui Agricultural University, na China, a pesquisa intitulada “Direct Air Capture Using Pyrolysis and Gasification Chars: Key Findings and Future Research Needs” (Captura Direta de Ar Usando Carvões de Pirólise e Gaseificação: Principais Descobertas e Necessidades de Pesquisa Futura), tem o intuito de analisar o estado da pesquisa sobre as características físico-químicas de biocarvões produzidos por dois processos: pirólise e gaseificação, fundamentais para a adsorção de dióxido de carbono (CO2).

Em parceria com Wojciech Jerzak, da instituição polonesa, e Bin Li, da instituição chinesa, o estudo contou com os esforços do professor do curso de Engenharia Mecânica Glauber Cruz e do professor e pesquisador visitante do PRH-ANP-54.1, Dennys Correia, ambos da UFMA. Segundo Glauber Cruz, a parceria surgiu a partir do convite feito por Wojciech Jerzak:

“O professor Jerzak também trabalha com a produção de biocarvões (biochars) por meio de processos de pirólise e gaseificação para captura direta de CO2 atmosférico. Acredito que, por meio de uma consulta aos trabalhos publicados pelo nosso grupo de pesquisa, Laboratório de Processos e Sistemas Termoquímicos (LPSisTer), chegou até o meu nome e resolveu nos convidar para escrever uma parte desse artigo com eles. Como ficaram designadas para mim duas partes do artigo, e por conhecer o notório trabalho e histórico de produção do professor Dennys Correia da Silva em captura, armazenamento e adsorção de CO2, convidei-o para fazer parte desse projeto junto conosco, que de pronto aceitou”, compartilhou o docente.

O estudo seguiu a linha exploratória e bibliográfica, sendo o trabalho de campo e experimental processos para a próxima etapa do projeto: “Esse artigo de revisão objetivou examinar criticamente o estado da arte da pesquisa sobre as propriedades físico-químicas de biocarvões produzidos por processos de pirólise e gaseificação relevantes para a adsorção de CO2, incluindo área de superfície, estrutura de poros, funcionalidade de superfície e aromaticidade. A metodologia aplicada foi uma revisão bibliográfica e sistemática”, afirmou Dennys Correia.

Embora as variadas demandas acadêmicas tenham representado um desafio significativo, não comprometeu o resultado promissor da pesquisa:

“O estudo apresenta os avanços mais recentes nas propriedades físico-químicas desses materiais, como área superficial, porosidade, funcionalização de superfície e aromaticidade, e propõe direções futuras para pesquisa aplicada em tecnologias de emissões negativas com viabilidade industrial. O artigo também identifica algumas lacunas críticas de pesquisa relacionadas ao design de materiais, implementação de usinas de captura direta de CO2 atmosférico, viabilidade técnico-econômica e os aspectos socioambientais desses sistemas ao redor do mundo. No contexto socioambiental, estudos sobre a captura direta de CO2 atmosférico são de grande importância, pois minimiza os impactos negativos dos gases de efeito estufa. O biocarvão é um produto gerado nos processos termoquímicos de pirólise e/ou gaseificação realizados em reatores térmicos, dependendo da temperatura e atmosfera empregada”, detalhou Glauber Cruz.

A colaboração internacional é necessária para a evolução científica e para a capacitação de uma sociedade mais conectada e preparada para o futuro, como destaca Dennys Correia: “Os professores Wojciech Jerzak e Bin Li foram parcerias superfrutíferas, pois ambos são pesquisadores muito renomados na área de pesquisa em questão e com altíssimos fatores-H (índice que mede a produtividade de um pesquisador em nível internacional). Essa colaboração inicial abre as portas para futuros projetos em parceria entre os referidos pesquisadores. Pretendemos que a próxima etapa desse trabalho seja elaborar uma pesquisa experimental bem mais robusta, com dados de biomassas brasileiras, europeias e asiáticas”, salientou.

Com publicação na revista Energies, da editora MDPI, o artigo aborda aspectos mais pontuais das propriedades físico-químicas dos biocarvões. Para a Universidade Federal do Maranhão, a parceria é fundamental para a abrangência no cenário internacional sobre a temática explorada. Acesse a pesquisa completa, disponível aqui.

Por: Aline Vitória

Foto: divulgação

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: