Notícias

Promovido pela UFMA, V Encontro de Primavera da SBF de 2025 inicia-se nessa terça-feira, 30

publicado: 29/09/2025 16h05, última modificação: 29/09/2025 16h40
Promovido pela UFMA, V Encontro de Primavera da SBF de 2025 inicia-se nesta terça-feira, 30

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) sedia o V Encontro de Primavera da SBF de 2025 (V EPSBF), que unifica a XLVI Reunião de Trabalho sobre Física Nuclear no Brasil (RTFNB) e o XLIII Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos (ENFPC). O evento começa nessa terça-feira, 30, no Centro Pedagógico Paulo Freire, na Cidade Universitária, a partir das 8h30.

O V EPSBF é considerado o maior e mais tradicional evento das comunidades brasileiras de Física de Partículas e Campos e Física Nuclear, ocorrendo, pela primeira vez, no Estado do Maranhão, com o apoio da UFMA.

De acordo com a organização do evento, o encontro na UFMA busca descentralizar e fortalecer a pesquisa em física nuclear e de altas energias no Nordeste, reduzindo desigualdades em relação ao eixo Sul-Sudeste. “A realização desse evento no câmpus da Universidade Federal do Maranhão (2025) tem também o claro objetivo de reduzir assimetrias, elevando a difusão das áreas de Nuclear/Partículas e Campos em polos do país afastados do eixo São Paulo-Rio-Minas Gerais, onde tais áreas são historicamente concentradas. A inédita realização do evento na UFMA, em São Luís do Maranhão, tem o potencial de difundir a área da física de altas energias e nuclear nas regiões do Nordeste, onde o ensino e pesquisa em física precisa ser fortalecido e fomentado. Cumpre também o relevante propósito de reduzir assimetrias, aproximando a UFMA do cenário de atividade científica do eixo sul-sudeste do país”, frisa o coordenador-geral do V EPSBF e professor da UFMA, Manoel Messias Ferreira Junior.

O evento oferece um ambiente propício para a integração dos pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior, divulgação dos avanços recentes, tanto no campo teórico quanto experimental e suas potenciais aplicações nas pesquisas multidisciplinares.

A finalidade é agrupar pesquisadores que atuam no país nas áreas de Física Nuclear e Física de Partículas e Campos, incluindo pesquisadores convidados de grandes centros de pesquisa internacionais para apresentar seus trabalhos recentes, discutir tendências das áreas de pesquisa e estimular novas colaborações científicas.

Além disso, a participação de pesquisadores estrangeiros proporciona oportunidades para intercâmbio e potencializa colaborações com pesquisadores e estudantes que atuam no Brasil.

O evento se estende até sexta-feira, 3 de outubro.

Acesse o site do evento e saiba mais.

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: