Projeto Universidade Promotora de Saúde realiza ações nos dias 9 e 10 de novembro no Câmpus São Luís

publicado: 07/11/2023 11h53, última modificação: 08/11/2023 20h38
Projeto Universidade Promotora de Saúde realiza ações no dia 9 e 10 de novembro no Câmpus São Luís

O Projeto "Universidade Promotora de Saúde", retorna mais uma vez, promovendo ações voltadas para a saúde dos discentes, docentes e técnicos-administrativos da Universidade e para a sociedade geral. Nessa edição, o projeto traz a campanha "Vacina para todos", a ser realizada na quinta-feira, 9, no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), das 9h às 17h, e a campanha “Prevenção e Diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis”, também realizada nessa quinta, no CCET, mas das 16h às 18h.

A iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), pela divisão de ações e programas e em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, trará, pela manhã e tarde, a vacinação para a covid-19, influenza (gripe), hepatite A e B, febre amarela, meningite C, tétano, entre outras.

De acordo com o coordenador do projeto, o Professor Carlos Leonardo Cunha, o objetivo da campanha é contribuir com o aumento da cobertura vacinal no Estado do Maranhão. As vacinas, como explica o professor, estimulam a produção de anticorpos que combatem os agentes infecciosos e evitam o adoecimento, promovendo uma melhor qualidade de vida para toda a população.

Além disso, completou sobre as ações realizadas: “geralmente são professores, alunos, que não têm tempo para se deslocar as unidades básicas de saúde, que não funcionam nos fins de semana nem à noite. Ao mesmo tempo, é identificar as infecções sexualmente transmissíveis e também prevenir, já que está crescendo muito a taxa de infecções sexualmente transmissíveis na faixa etária de 15 a 30 anos”, comenta o professor.

Além dessa campanha o projeto promoverá também a campanha Prevenção e Diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) que, durante o final da tarde, realizará uma roda de conversa, aconselhamento e testagens para Hiv, Sífilis e Hepatite B e distribuição de preservativos. Por fim, encerrando a programação, na sexta-feira, 10, serão distribuídos preservativos na fila do almoço no Centro Pedagógico Paulo Freire, das 11h30 às 14h.

Por: Juan Terra

Produção: Alan Veras