Projeto Universidade Promotora de Saúde realiza ações no Centro Pedagógico Paulo Freire e na Casa do Estudante nessa sexta-feira, 1º, e sábado, 02

publicado: 29/11/2023 11h46, última modificação: 30/11/2023 06h20
Projeto Universidade Promotora de Saúde realiza ações no Centro Pedagógico Paulo Freire Casa do Estudante nessa sexta-feira, 01, e sábado, 02

O projeto Universidade Promotora de Saúde dá continuidade à campanha de Prevenção e Diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) na Universidade. Desta vez, a ação será realizada na sexta-feira, 1º, no Centro Pedagógico Paulo Freire, das 10h às 17h, e no sábado, 2, na Casa do Estudante da UFMA, no bairro Centro, durante o turno matutino. Nas ocasiões, serão realizados rodas de conversa, aconselhamento, distribuição de preservativos e testagens para HIV, Sífilis e Hepatite B.

O projeto é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), por meio da Divisão de Ações e Programas. Além disso, conta com a parceria da Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, para promover ações voltadas para a saúde dos discentes, docentes e técnicos-administrativos da Universidade e para a sociedade geral.

O professor Carlos Leonardo Cunha, coordenador do projeto, destaca que não é a primeira vez que o evento ocorre na residência dos estudantes. Ele explica que a escolha de realizar a campanha em um sábado visa facilitar o acesso dos alunos, considerando frequentemente seus compromissos durante a semana. “Por esse motivo, é importante viabilizar o acesso deles às orientações, em um ambiente onde eles estarão presentes e não estarão em aula”, pontua.

A campanha Prevenção e Diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis também será realizada no próximo dia 12, das 15h às 18h, no Centro de Ciências Humanas (CCH), no Câmpus São Luís.

Por: Juan Terra

Produção: Bruna Castro