Notícias
Projeto Una-se promove encontro histórico de mobilização com lideranças do Polo Coroadinho
Com o intuito de promover a integração entre cultura, educação ambiental e patrimonial no Polo do Coroadinho, no dia 23 de novembro, ocorreu o encontro do Projeto Una-se, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com lideranças do bairro do Coroadinho. A ação foi realizada no Sítio do Físico, localizado no Parque Estadual do Bacanga.
A programação é resultado da organização dos programas do Projeto Una-se em parceria com as entidades representativas dos movimentos sociais da região. O Projeto é formado por quatro Programas de Pós-graduação da UFMA: Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema); Cultura e Sociedade (PGCULT); Ciência da Informação (PPGCI) e Artes Cênicas (PPGAC).
O coordenador do núcleo de extensão do PGCULT e do Prodema, Arkley Marques Bandeira, explica o intuito do encontro e a parceria do Projeto com a comunidade. “Esse encontro é um segundo momento em que nós estivemos junto com a comunidade do Polo Coroadinho, representados pelo Instituto Rei de Coroado de Natal, que congrega 32 entidades de defesa dos direitos humanos, da luta pela cidadania, luta por moradia, melhoria da qualidade de vida, emprego, direito das mulheres, direito da juventude, no âmbito do Polo do Coroadinho, que congrega vários bairros. Essa reunião foi preparatória para que nós pudéssemos estabelecer um canal de escuta para iniciar o Projeto Una-se”, afirmou.

No encontro, estiveram presentes: o vice-reitor da UFMA, Leonardo Soares; os integrantes do Projeto Una-se; as entidades do Instituto Rede Coroado de Natal e do Instituto do Ecomuseu Sítio do Físico; representantes da associação Casa das Pretas; além de estudantes e professores da UFMA. O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, também esteve presente na reunião e mostrou seu interesse em cooperar com as atividades que estão sendo desenvolvidas.
Trabalhando em parceria, o Projeto Una-se e as entidades do Coroadinho, durante doze meses, vão pensar, planejar, executar e avaliar ações que estejam conectadas com as atividades que são desenvolvidas na comunidade. Nesse sentido, Arkley Marques compartilha as expectativas para o andamento da parceria. “Esse primeiro mês são as reuniões preparatórias, reuniões de mobilização e definição de agenda. Então, em relação a isso, foi um sucesso. Nós já fizemos o registro da reunião e conseguimos ali apontar caminhos seguros para trilharmos no âmbito do projeto. Creio que, com isso, fica muito mais fácil trabalhar de forma cooperativa com a comunidade. Então, em relação a isso, sim. E as expectativas é que o projeto alcance sucesso. As ações que nós já temos lá demonstram isso. A comunidade é mobilizada, é interessada. Isso é condição essencial para qualquer programa de extensão”, ressaltou.

A coordenadora do Centro Cultural Recreativo e Esportivo Madureira, Maria da Luz Silva Santos, destaca a importância e as expectativas com esse encontro para a comunidade do Coroadinho. “Dar maior visibilidade às ações já feitas, incentivar as instituições e pensar coletivamente em soluções possíveis, pensar no futuro. Direcionamentos por meio de capacitações, trazer mais parceiros para a rede e dar continuidade ao trabalho em rede nas diversas frentes em que atua”, finalizou.
O Projeto Una-se é um projeto institucional da UFMA com financiamento da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA), com o objetivo de aproximar as ações de extensão após a graduação. O Projeto possui um edital e recursos para desenvolver práticas no eixo ambiental, cultural, social, lazer, igualdade de gênero, além de promover atividades que possibilitam a geração de renda para a região.
Por: Aline Vitória
Fotos: arquivo pessoal
Revisão: Jáder Cavalcante