Notícias
Projeto Sarminina Cientistas de inclusão de meninas na ciência é aprovado em chamada pública de organização britânica para oportunidades educacionais
O projeto “Sarminina Cientistas: Estimulando Meninas do Maranhão para as Carreiras de Exatas e Tecnologia”, composto por professoras das áreas de ciências exatas da Universidade Federal do Maranhão, foi aprovado na chamada pública da organização internacional para relações culturais e oportunidades educacionais do Reino Unido, o British Council, em parceria com o Museu do Amanhã.
A chamada tem por objetivo o apoio a medidas de inclusão de meninas nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, fornecendo recursos financeiros e treinamentos em ensino de ciências e gênero pelo STEM Education Hub, iniciativa de ensino apoiada pela universidade King's College London em Londres, Inglaterra.
A chamada pública recebeu a inscrição de 170 projetos das cinco regiões do país, e, destes, foram selecionadas quinze iniciativas lideradas por professores da rede básica, professores universitários, profissionais da sociedade civil e de museus de ciências. O projeto Sarminina Cientistas foi fundado em 2018 e é formado por quinze professores das áreas de Matemática, Química, Computação e Engenharias do Centro de Ciências Exatas e Tecnologias (CCET), e é coordenado pela professora Kátia de La Salles, docente do curso de Engenharia Química.
“Observa-se que é de fundamental importância oportunizar a essas meninas meios para que elas adquiram conhecimentos teóricos e práticos sobre a ciência, dando-lhes condições de entender fenômenos que ocorrem no seu cotidiano, além de contribuir para o engajamento e a fixação desses talentos nas áreas de atuação correlatas, tornando-as, no futuro, agentes no desenvolvimento científico e tecnológico”, conta Katia. A docente também reforçou a importância do projeto para o combate à desigualdade e à baixa qualidade de vida no Maranhão.
Como medida de prevenção nos tempos de pandemia da covid-19, o projeto estará ativo de forma remota e terá foco em alunas do ensino médio da educação pública de São Luís. O Sarminina Cientistas tem abrangência interdisciplinar, promovendo o estímulo à curiosidade das meninas nos ensinos fundamental e médio, o desenvolvimento técnico das alunas de graduação e o desenvolvimento de projetos tecnológicos, incentivando as meninas à excelência acadêmica, contra a evasão escolar e pela diminuição das taxas de reprovação.
Confira a lista de projetos selecionados pelo STEM Education Hub
Por: Andressa Algave
Produção: Laís Costa
Revisão: Jáder Cavalcante