Notícias

Projeto Rede Vigiflúor divulga resultados parciais sobre fluorose dentária

publicado: 08/05/2024 13h55, última modificação: 08/05/2024 14h03
Projeto Rede Vigiflúor divulga resultados parciais sobre fluorose

O projeto Rede de Vigilância da Fluoretação da Água de Abastecimento Público (Rede Vigiflúor) apresentou resultados parciais do estudo feito com base nas notificações de fluorose dentária no Sistema Único de Saúde (SUS). Os dados foram divulgados durante o evento Fluoretação Sistêmica das Águas de Abastecimento Público no Maranhão, que ocorreu em abril, no Departamento de Saúde Pública (DSP), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A fluorose dentária é responsável pelo aparecimento de manchas brancas e opacas no dentes e podem alterar toda a cor do dente, dependendo do grau e intensidade do problema. Surge em alimentos e industrializados que contêm flúor em sua composição e ao consumo excessivo de flúor contido na água.

Por meio de dados da Rede Vigiflúor, uma plataforma eletrônica para cadastramento e habilitação de agentes, inserção de dados anuais de concentração de fluoreto na água, que mantém permanentemente atualizado, um mapa da cobertura e vigilância da fluoretação da água de abastecimento público no Brasil, foi verificada uma alta notificação de casos de fluorose dentária no estado. Diante do resultado apresentado, foi aberto uma reunião conjunta entre a UFMA, as coordenações de vigilância ambiental e de saúde bucal, da Secretaria de Estado da Saúde, para discutir ações para minimizar os problemas encontrados no Maranhão.

Em 2023, o estudante Osvaldo Couto Bastos Junior, do curso de Odontologia da UFMA, foi selecionado para desenvolver uma etapa do projeto no estado com o projeto Uso de Fluoretos em Saúde Pública no Maranhão: produção e qualificação de instrumentos para vigilância em saúde bucal.

A Rede de Vigilância da Fluoretação da Água de Abastecimento Público é composta por uma comunidade de docentes, pesquisadores e profissionais que atuam na área de vigilância da água com interesse associado à fluoretação da água de abastecimento público enquanto uma política pública. A professora Judith Pinho, especialista em Saúde Coletiva pela UFMA, tem apoiado as ações do projeto Vigiflúor desde 2013. Para a docente, a realização do evento demonstrou um espaço fundamental de compartilhamento de informações sobre as ações públicas para os estudantes da área da saúde. “Que eles possam conhecer a situação de saúde bucal do estado no qual eles estão inseridos e sendo formados; vislumbrar a possibilidade de outros campos de atuação profissional do cirurgião-dentista, que vão além das atividades assistenciais; presenciar como é o processo da construção de uma ação pública de saúde, indo desde a evidência do problema até as possibilidades de solucioná-lo e por fim, presenciar como a universidade pode apoiar, a partir de pesquisas a gestão em saúde para o SUS”, destacou a professora.

O evento teve participações da gestoras estaduais das áreas, a coordenadora Estadual de Saúde Bucal do Estado Mayana Soares Vieira Heluy e a coordenadora Estadual da Vigilância Ambiental em Saúde Lorena Franco. Contou ainda com a participação dos estudantes do 5º período do curso de Odontologia da UFMA, que presenciaram ativamente das discussões e a forma prática sobre o processo de tomada de decisão para construção de políticas de saúde.

Por: Camilla Fernanda

Produção: Ingrid Trindade

registrado em: