Projeto piloto que amplia campo de prática de estágio é iniciado no hospital

publicado: 05/10/2022 10h39, última modificação: 05/10/2022 13h29

O período de estágio permite ao aluno a vivência prática para que conhecimentos e habilidades sejam consolidados por meio do contato com situações reais, orientado por profissionais que auxiliam no desenvolvimento das atividades técnicas e na solução de problemas. Com o objetivo de ampliar as áreas de atuação dos estágios no hospital para além do campo da saúde, a Universidade Federal do Maranhão, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh e o Hospital Universitário da UFMA iniciaram, oficialmente, na manhã desta terça-feira, 4, o “Projeto Piloto - Ampliação do campo de prática nos Hospitais Universitários Federais (HUFs) para outros cursos das universidades que não sejam relacionados diretamente à área da saúde.”

Para tanto, foi realizada uma solenidade de acolhimento e ambientação para os 27 alunos do estágio que integram as áreas de Administração (02), Ciências da Computação (03), Direito (02), Engenharia Civil (06), Engenharia Mecânica (02), Engenharia Química (02), Hotelaria (08) e Serviço Social (02).

Jonathan Menezes, estudante do 10º período de Engenharia Civil da UFMA, pontuou suas expectativas pela oportunidade de estagiar em uma estrutura hospitalar: “Teremos a possibilidade de aprender algumas coisas que não vemos na Academia e, com isso, conseguiremos ter uma visão mais holística das várias áreas de atuação da Engenharia Civil. Podemos ter uma visão que vai além do modelo tradicional, de construção pesada, pois conseguiremos ter uma visão também da área de orçamento, licitação, obras com outros índices de complexidades, por exemplo, uma construção para a ressonância magnética, que envolve todo um conhecimento mais aplicado. Será uma experiência bem diferente e rica, pois não será só a parte prática, mas há também um incentivo muito grande para a produção de artigos científicos, que é algo que agrega bastante em nossa formação.”

O ambiente hospitalar é um rico campo de prática com potencial para agregar na formação de diversas áreas, como destaca o vice-presidente da Ebserh, Antônio César Alves Rocha “Essa é uma proposta da Administração Central para ampliar no âmbito dos hospitais universitários a oportunidade da prática em diversas outras áreas, além das relacionadas à saúde. Foi identificado nos HUs que existe uma gama enorme de possibilidades de estágios, de especializações que estavam pulverizados em alguns hospitais, desperdiçando o campo de prática, capaz de receber, profissionalizar e contribuir com o aperfeiçoamento na formação e na especialização dos nossos alunos.”

O reitor Natalino Salgado Filho ressalta a importância dessa parceria: “O HU-UFMA já é a maior unidade formadora de recursos humanos na área da saúde e hoje estamos inaugurando uma nova experiência, que se trata de um projeto pioneiro, que, se formos exitosos, a Ebserh vai implantar em outros hospitais da rede. Esse é o momento em que precisamos trazer os cursos das nossas universidades que entendam que aqui pode ser um cenário importante de aprendizagem, não só de conhecimento, mas também para proporcionar pesquisa, inovação tecnológica para o hospital incorporar como melhoria para fortalecer o SUS e a qualidade de vida da população.”

Na ocasião, o assessor da vice-presidência da Ebserh, Rodrigo Amancio Briozo, deu uma palestra com o tema “Apresentação Institucional da Administração Central da Ebserh” e, logo em seguida, a superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, ministrou uma palestra de boas-vindas aos estagiários, na qual apresentou dados do hospital, explicou sua atuação no estado e a importância em atuar em rede.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HU-UFMA é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 41 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Publicada originalmente em 04/10/22, no site do HU-UFMA.

Por: Danielle Morais/Hospital Universitário da UFMA