Notícias

Projeto de pesquisa realiza estudos preliminares na área de influência da Bacia do Rio Grande

publicado: 28/11/2024 16h16, última modificação: 28/11/2024 16h42
Projeto de pesquisa realiza estudos preliminares na área de influência da bacia do Rio Grande

O docente do Departamento de Ciências Contábeis, Administração e Ciências Imobiliárias, o Prof. Dr. Walber Pontes, concedeu entrevista à Universidade FM, em novo episódio do programa “Rádio Ciência Entrevista”. Além do Mestrado Profissional em Administração Pública, Walber também é coordenador do projeto de pesquisa intitulado “Inovação para Desenvolvimento de Municípios Maranhenses: Estudos Preliminares na Área de Influência da Bacia do Rio Grande, no Município de Santo Amaro - Maranhão”.

Tema do episódio, o projeto tem foco no desenvolvimento de estudos de revitalização urbanística e turística, na área de influência da bacia do Rio Grande, no município de Santo Amaro, a 251 quilômetros de São Luís, com geração de emprego e renda, como sustentação ao desenvolvimento regional e social. 

Walber apresentou e tirou dúvidas sobre a iniciativa, inovações propostas, envolvimento da comunidade local, importância da bacia do Rio Grande, entre outras questões.

“A gente trabalha em um grupo de estudos, de estratégias e tecnologias organizacionais, voltado ao desenvolvimento das organizações públicas e privadas, sempre pensando no desenvolvimento social e econômico. Desenvolvemos esse projeto desde 2018, voltado ao desenvolvimento dos municípios maranhenses. A gente identificou que o município de Santo Amaro, por seu potencial turístico e suas características ambientais, teria um potencial muito grande de intervenção, inclusive, em função de algumas limitações decorrentes da própria ação da natureza, como o assoreamento do rio, a redução do fluxo hídrico. Aí, a gente fez uma proposta de um estudo preliminar de desenvolvimento dessa região, buscando a perenização do recurso hídrico e a disponibilização econômica do recurso, com base no potencial turístico existente. Apresentamos isso ao senador Roberto Rocha, e ele entendeu a relevância desse projeto de pesquisa. Ele fez um aporte de recursos, por meio de uma emenda parlamentar dele, para a gente desenvolver esses estudos preliminares. A gente deve finalizar esses estudos agora, no início de 2025, exatamente apresentando o potencial econômico, desenvolvimento e as viabilidades dessa proposta”, explicou o professor.

O programa “Rádio Ciência Entrevista” é exibido às quintas, 9h, na 106,9MHz.

Acesse e acompanhe aqui.

Por: Theophilo Moraes - Universidade FM

Revisão: Jáder Cavalcante 

registrado em: