Notícias

Projeto de extensão Educar para Cuidar promove entrega de material educativo sobre hanseníase em Imperatriz

publicado: 03/11/2025 15h53, última modificação: 04/11/2025 08h36
Projeto de extensão Educar para Cuidar promove entrega de material educativo sobre hanseníase em Imperatriz

Foto oficial reúne organizadores, apoiadores e convidados do projeto de extensão ‘Hanseníase tem cura - Educar para Cuidar’

Na manhã da última quarta-feira, 29 de outubro, o auditório da UFMA Câmpus Imperatriz - Unidade Professor José Batista, foi palco de uma importante ação de saúde pública: a cerimônia de entrega de materiais educativos sobre hanseníase, promovida pelo projeto de extensão Educar para Cuidar, do curso de Enfermagem, em parceria com outras instituições. 

O evento teve por objetivo conscientizar a população sobre a hanseníase, doença infecciosa que ainda afeta milhares de brasileiros, e disseminar informações sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento, reforçando que a hanseníase tem cura.

Entre os destaques da cerimônia, foi distribuída a revista ilustrada "Açucena em: Hanseníase Tem Cura!", voltada, especialmente, para o público jovem, com linguagem acessível e abordagem educativa. A iniciativa busca quebrar o estigma que ainda cerca a doença e incentivar a busca por atendimento médico ao menor sinal de sintomas.

A coordenadora do projeto, professora Jacinta Feitoza, compartilhou palavras de gratidão e esperança. “Dedico este momento aos alunos e à Universidade, à qual pertenço. Sou grata pela missão cumprida. Tenho certeza de que os jovens sairão daqui com o conhecimento adquirido, assim como outros alunos que já passaram por este projeto desde 2022 e que disseminam a semente do cuidado”.

Material infantil sobre hanseníase será distribuído para promover conscientização.

Já a coordenadora do curso de Enfermagem da UFMA Imperatriz, professora Ariadne Gordon, celebrou o engajamento dos estudantes no projeto voltado ao combate à hanseníase. “Quando vi a lista de alunos inscritos no projeto, pensei: ‘Nossa, tem muito aluno!’ Isso é maravilhoso. Despertar em vocês, ainda como acadêmicos, esse olhar para a hanseníase, é como plantar uma sementinha, quando vocês se formarem e forem para o campo de trabalho, esse interesse pode florescer”, destacou. 

O diretor do CCIm, Leonardo Hunaldo, parabenizou os extensionistas e reforçou a relevância da iniciativa. Ele destaca a presença de parceiros institucionais e privados, como o Rotary Club e Hotbel, além do apoio da Prefeitura. “É muito positivo ver esse projeto acontecendo aqui na Universidade, com a participação de tantos atores importantes. Os extensionistas mostram, na prática, a relevância e a direção desse trabalho”.

Representantes das instituições parceiras, profissionais da saúde e membros da comunidade participaram do encontro, que reforçou a importância da educação como ferramenta de cuidado e transformação social.

Autoridades ressaltam a importância da educação em saúde durante mesa redonda.

A ação integra uma série de atividades do projeto Educar para Cuidar, que visa fortalecer a saúde e o bem-estar coletivo por meio da informação e do engajamento comunitário.

Por: Naomi Dafini Rodrigues e Sofia Alves - Núcleo de Comunicação CCIm

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: