Projeto de extensão do Câmpus de Chapadinha pode melhorar a renda de centenas de agricultores familiares do Baixo Parnaíba

publicado: 02/06/2023 10h06, última modificação: 04/06/2023 11h12
Ação prevê ajuda financeira e assistência técnica a cinquenta famílias de pequenos produtores da região

Um projeto de extensão da Universidade Federal do Maranhão, por meio do Centro de Ciências de Chapadinha, pretende levar crédito e capacitação técnica a agricultores familiares dos municípios de Vargem Grande, Chapadinha, São Benedito do Rio Preto, Anapurus e Mata Roma. A iniciativa visa melhorar a renda e a qualidade de vida das comunidades rurais do Baixo Parnaíba, além de contribuir com o abastecimento local, baseado na produção de alimentos saudáveis.

“Nosso foco é melhorar o sistema de produção dos agricultores familiares do Baixo Parnaíba, tornando-o mais sustentável”, explica James Ribeiro de Azevedo, professor do curso de Agronomia do CCCh e um dos responsáveis pelo projeto. Segundo James Azevedo, a iniciativa conta com mais de R$ 500 mil em recursos provenientes do Banco do Nordeste, por meio do edital FUNDECI 02/2022 – Programa de Aceleração da Agricultura Familiar. As atividades iniciam-se este mês e deverão prosseguir até maio de 2024, beneficiando cerca de cinquenta famílias selecionadas para receber esses recursos.

Entre as ações previstas, estão a assistência técnica e o crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para agricultores familiares quilombolas. De acordo com James Azevedo, será realizada ainda a feira de produtos agroecológicos e orgânicos assim que os cultivos entrarem em produção. “A ideia é ampliar a feira já existente e criar uma rede de atividades ligada à agroecologia no território do Baixo Parnaíba”.

O projeto, que tem como título “Melhoria da Qualidade de Vida da Agricultura Familiar no Baixo Parnaíba-MA”, é uma parceria entre a UFMA, por meio do Núcleo de Agroecologia e Agricultura Familiar (NEAF), e a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP) de Chapadinha. Além de James Azevedo, participam da iniciativa os professores José Roberto Brito Freitas e Cláudio Gonçalves da Silva, além de representantes da AGERP. Também está prevista a participação de bolsistas de mestrado e a oferta de estágio remunerado para estudantes do CCCh.

Por: Ivandro Coelho