Projeto de extensão do Câmpus de Bacabal realizará oficina “Poesia Dobrada: o origami do verso”

publicado: 05/07/2022 15h49, última modificação: 06/07/2022 18h47
Projeto de extensão do câmpus de Bacabal realizará oficina Poesia Dobrada o origami do verso.jpg

No dia 19 de julho, das 8h às 12h, na sala 6 do Centro de Ciências de Bacabal, será realizada a “Poesia Dobrada: o origami do verso”, do projeto de extensão “Experiências Criativas – Poesias e Fanzine” da Universidade Federal do Maranhão. Com a temática sobre a poesia e suas múltiplas formas – da materialidade ao suporte –, o evento visa unir a poesia ao origami por meio da criatividade.

As inscrições poderão ser realizadas de forma gratuita a partir dessa quarta-feira, 6, até o dia 17, por meio do formulário on-line. O evento é aberto à comunidade acadêmica da UFMA, principalmente, os estudantes do curso de Letras. Também é destinado aos interessados externos à instituição, como o Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

A “Poesia Dobrada: o origami do verso” é uma oficina ofertada pelo projeto de extensão, organizado pelo professor do curso de Letras de Bacabal, Ricardo Silva, que será o facilitador. Ele explica que a proporção entre a poesia e o origami consiste veementemente em como se lida com ela no momento de sua produção. “Apesar de o poema ter sua forma aberta, exige prática; o origami, por ter sua forma mais fechada, requer paciência e habilidade para saber lidar com o papel”, destacou.

Para Ricardo, são muitas as expectativas, já que existe uma curiosidade em como se dará uma composição de duas linguagens [poesia e origami] tão distintas. "É isso que esperamos, que a curiosidade anime a criação dos textos que serão dobrados, das formas que serão organizados com base em duas linguagens, cuja materialidade pode confundir o leitor. Em última instância, os participantes da oficina participarão de uma experiência criativa e singular”, finalizou Silva.

Conheça o instagram do Grupo Experiências Criativas - Poesias e Fanzine

Por: Lucas Araújo