Notícias

Projeto de extensão de Educação Física de Pinheiro apresenta os resultados de pesquisa sobre o projeto “Craques do Futuro”

publicado: 02/06/2022 12h43, última modificação: 02/06/2022 20h43
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4

Nos dias 25, 26 e 27 de maio, o programa de ensino, pesquisa e extensão Laboratório de Fisiologia do Exercício, Medidas e Avaliação (Lafex), sob coordenação dos professores Carlos Dias e Herikson Costa, do curso de Educação Física do Centro de Ciências de Pinheiro, participou da exposição dos resultados do projeto de jovens atletas da associação de “Craques do Futuro”, unidade de Pinheiro.

O projeto “Craques do Futuro”, idealizado pelo associado Cid Clay Campos, comporta atualmente 350 garotos ativos, treinando e participando de atividades. O programa Lafex da UFMA oferece suporte a projetos e pesquisas envolvendo variáveis cardiorrespiratórias, metabólicas e funcionais, realizando atividades de pesquisa em colaboração com demais grupos de pesquisa e de outras instituições.

O Lafex utiliza a colaboração dos discentes do curso na realização do acompanhamento das condições de saúde e desempenho dos jovens atletas da categoria sub-16, inscritos na escolinha de futebol em Pinheiro. O programa pretende ampliar os acompanhamentos fisiológicos para outras categorias da associação.

O coordenador Carlos Dias afirma que foi feita uma série de checagens avaliativas, promovendo a melhor compreensão das respostas fisiológicas do exercício físico e da saúde do atleta. “Dentro dessas avaliações, fizemos a anamnese, composição corporal e o eletrocardiograma, usado para avaliar o sistema nervoso autonômico. Além disso, temos a parte de bioquímica, verificando marcadores hepáticos, renais e lipidograma, para ver como está o atleta”, destacou.

Por: Aline Santos

Produção: Marcos Paulo Albuquerque

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: