Notícias
Projeto de extensão da UFMA realiza ação natalina
O projeto de extensão 5ª de Arte, coordenado pela professora do Departamento de Artes Cênicas da UFMA Ana Teresa Desterro, concluiu mais uma confraternização no Centro de Ciências Humanas (CCH) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) nessa terça-feira, 17. A ação, realizada com o intuito de reunir os alunos, professores e colaboradores do Centro, contou com apresentações artísticas de música e teatro e serviu almoço aos presentes, celebrando o Natal e estimulando a boa convivência entre os membros da comunidade acadêmica.
A professora Ana Teresa, também conhecida como “Estrelinha”, observou a amplitude e a atuação do projeto. De acordo com a docente, a confraternização é o 29º encontro promovido por meio dele, suas iniciativas abrangem debates, seminários, oficinas, eventos musicais e de teatro, dança e artes visuais. Relatando que a extensão se iniciou com o objetivo de promover a arte no Centro e na Universidade, Estrelinha reconheceu que “é um misto de várias linguagens artísticas. E é muito importante porque anima. Dá uma cor! Os alunos descem da sala de aula e se animam. A festa natalina é uma festa que congrega, assim como todas as artes congregam”, expressou.
O diretor do CCH, Luciano Façanha, esteve presente na confraternização. Enaltecendo as ações do projeto de extensão, o docente ressaltou o significado da ação para o Centro. “O CCH é um centro que respira cultura, arte e também muito ensino, pesquisa e extensão. Essa é uma relação direta do que o Centro oferece dentro da Universidade e para a comunidade acadêmica de uma forma geral. Esse evento vem para elevar a nossa potencialidade, para demonstrar aquilo que temos de melhor dentro da instituição, que é a arte aliada ao ensino e a demonstração disso para o público de uma forma geral”, manifestou.
Dando visibilidade aos alunos do CCH, a confraternização possibilitou a performance do monólogo “Gaivota” de Anton Tchekhov, que discorre sobre a natureza humana com base em questões filosóficas. Além do monólogo, foi apresentado um breve concerto no hall, espaço em que os discentes se reuniram para prestigiar a arte e o espírito natalino na Universidade.
A instrumentista e estudante do curso de Música, que teve destaque tocando clarinete durante a confraternização, Deborah Jansen, reproduziu peças variadas, tocando das melodias tradicionais natalinas aos artistas contemporâneos como Mariah Carey e Alceu Valença. “Para mim, foi um privilégio, multiplicar minha arte, principalmente aqui, no prédio em que eu curso minha licenciatura. É muito bom dividir isso com os meus colegas e futuros colegas profissionais. Para mim, é uma alegria!”, exprimiu Deborah.
A baixista graduada do curso de Música da UFMA na modalidade licenciatura, Aline Oliveira de Sousa, que também tocou durante a confraternização, externou a emoção e a satisfação de participar do evento. “Foi lindo. A gente fica muito feliz de fazer parte desse momento. Os aplausos significaram bastante. O repertório, como estamos em época festiva, foi iniciado com músicas natalinas e finalizado com músicas da MPB geral”.
O evento também chamou a atenção de estudantes de outros cursos da Universidade. Acompanhando pela primeira vez a reunião e observando sobre a repercussão da confraternização, o aluno do curso de Psicologia da UFMA Abel Aarão revelou que a música havia despertado sua curiosidade, e que pôde se familiarizar com o projeto e com seus colegas de Centro. “Eu acho muito importante porque traz para a gente cultura, uma ideia da importância de ver também os outros cursos: como eles funcionam, o que os alunos fazem... É muito interessante ver isso. O evento trouxe música, trouxe interpretação e traz esse momento de confraternização também para nós”, afirmou.
Por: Lucas Cássio Ferrei
Fotos: Geovanna Selma
Revisão: Jáder Cavalcante