Notícias
Projeto de extensão da UFMA Quinta de Arte promove Bingo Cultural no CCH
Na última quinta-feira, 28, o projeto de extensão Quinta de Arte, coordenado pela professora do curso de Teatro Ana Teresa Desterro Rabêlo, carinhosamente conhecida como Estrelinha, realizou mais uma edição no Hall do Centro de Ciências Humanas (CCH) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento reuniu alunos, professores e membros da comunidade para um momento de integração e cultura. A atividade realizada foi um Bingo Cultural com Arte e Sabores.
O projeto, que já acontece há mais de duas décadas, foi idealizado pela própria professora Estrelinha, com o objetivo de movimentar o ambiente universitário com atividades artísticas e culturais. "Quando eu vim ser professora aqui, achei tudo tão vazio. Não tinha uma flauta que tocasse. Pensei: vou movimentar isso aqui. Comecei com apresentações de teatro, dança, artes visuais. Depois, formalizei o projeto em 1996, e ele não parou mais", relembra Estrelinha.
A Quinta de Arte se destaca como um espaço democrático, que reúne estudantes de diversas áreas do conhecimento. No evento, atividades como apresentações teatrais, dança, literatura, artes visuais e, nesta edição, o bingo cultural, promove a integração e a valorização da arte no ambiente acadêmico.
Para Izabel Crystinna, discente do curso de Teatro, o projeto desempenha um papel fundamental para o engajamento dos alunos. “A Quinta de Arte é a única atividade ativa que engloba todo o curso e acaba chamando os alunos para participar. Além disso, é como um laboratório, onde podemos experimentar nossas peças, performances e monólogos, apresentando para todos e usando como base para as nossas produções artísticas”, afirmou.
A iniciativa também foi elogiada por Luisa Samuel, estudante do curso de teatro que participou pela primeira vez do evento. "Foi muito divertido! Eu amo bingo. Acho que o mais importante nem é o prêmio, mas a integração mesmo. A proposta da 'Quinta' é essa mesmo: se divertir e se integrar com os colegas", ressaltou Luisa.
A professora Dayana Roberta, também do curso de Teatro, levou sua turma da disciplina Introdução à Pedagogia do Teatro para participar do evento. Segundo ela, a experiência foi enriquecedora para os alunos, que puderam vivenciar um momento de integração com colegas de diferentes áreas. “É uma ação que valoriza não só o curso de Teatro, mas também o CCH como um todo. Envolve estudantes de Filosofia, Artes Visuais, História e Letras, criando um espaço democrático e interdisciplinar”, destacou.
A Quinta de Arte vai além do entretenimento, servindo como laboratório para experimentação artística e como espaço de troca cultural entre os participantes. Desde a sua criação, o projeto já realizou diversas atividades, como oficinas de tambor de crioula, pandeiro, dança, reggae e teatro.
"O projeto é muito rico, não apenas por proporcionar momentos de arte e cultura, mas por dar oportunidades para que os alunos mostrem suas produções. Já tivemos muitas atividades que saíram das salas de aula direto para o Quinta de Arte", ressaltou Estrelinha.
A edição foi marcada pelo Bingo Cultural com Artes e Sabores, que, segundo a coordenadora, foi uma novidade para animar os participantes, que puderam concorrer a livros e guloseimas como prêmios.
A próxima atividade do projeto será a tradicional Festa Natalina, marcada para o dia 17 de dezembro no CCH. Estrelinha revelou que a confraternização ocorre há 29 anos e reúne alunos, professores e membros da comunidade. "É um momento de confraternização em que todos participam, desde quem vende produtos até os estudantes e professores. Todos se encontram para celebrar juntos", disse a professora.
Com quase três décadas de história, a Quinta de Arte segue como um marco na UFMA, promovendo a valorização da arte e a integração entre diferentes áreas do conhecimento. Espaço que une pesquisa, extensão e cultura, o projeto reafirma seu papel como um agente transformador no meio acadêmico, proporcionando aos participantes experiências enriquecedoras tanto pessoal quanto profissionalmente.
Como disse a aluna Izabel Crystinna: "A Quinta de Arte é um espaço de acolhimento, experimentação e troca, que contribui de forma única para o desenvolvimento dos alunos e da comunidade acadêmica com um todo".
Por: Geovanna Selma
Fotos: Lucas Cássio
Revisão: Jáder Cavalcante