Notícias

Projeto de extensão da UFMA, em parceria com o IFMA, recebe homenagem de Mérito de Turismo e Cultura no Prêmio Cazumbá

publicado: 07/02/2025 16h30, última modificação: 07/02/2025 16h31
Projeto de extensão da UFMA, em parceria com o IFMA, recebe homenagem de Mérito de Turismo e Cultura no Prêmio Cazumbá

O ano de 2024 foi um ano de grandes conquistas para o Projeto de extensão Astronomia no Sertão, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), com os resultados alcançados na Mostra Brasileira de Foguetes, que culminaram com a conquista da Jornada de Foguetes, a maior competição científica do país, e recordes de lançamento. O feito repercutiu Brasil afora, dando visibilidade ao Maranhão e aos povos originários.

Por promover o estado em nível nacional, o “Astronomia no Sertão” foi homenageado durante VIII Prêmio Cazumbá de Turismo e Cultura, oferecido pelo Jornal Cazumbá, com o Mérito de Turismo e Cultura.

“Esse prêmio, essa conquista, ter esse reconhecimento ‘pro’ projeto é muito importante porque ele abre divulgação, ele traz a possibilidade de novos investimentos, das pessoas conhecerem e os maiores beneficiados disso tudo é a população indígena, que precisa dessa atenção, que precisa gerar renda de maneira sustentável, que precisa divulgar as belezas de seu território de maneira que tenham o suporte da academia para que haja uma conscientização também da importância de preservar esses conhecimentos em astronomia, que muitos não são documentados”, avalia Daniely Gaspar, coordenadora do “Astronomia no Sertão”, na UFMA.

O projeto de extensão também concorria ao prêmio na categoria “Experiência inovadora”, pela iniciativa de aproximar o conhecimento científico-cultural, com o Astrocamping, um acampamento que proporciona uma imersão nas aldeias indígenas, como explicou Daniely: “são os acampamentos em que as pessoas vêm acampar com a gente em aldeias indígenas, gerando renda para a comunidade, e têm acesso aos conhecimentos ancestrais de astronomia dos indígenas e também um bate-papo construído com os conhecimentos da academia, da Universidade, com o telescópio da Universidade. Toda a renda gerada por essa atividade fica com as comunidades indígenas”. A coordenadora acrescenta que o Astrocamping foi “o início de uma atividade turística que botou Grajaú na rota do turismo maranhense”.

Mesmo não levando a estatueta de “Experiência Inovadora”, Daniely avaliou a indicação como uma vitória. “Nós não ganhamos nessa categoria, estamos começando, e nós não ganhamos, mas só o fato de termos sido indicados, sendo uma experiência tão nova e ainda sem apoio, isso já é uma grande vitória”, expressou.

Expandindo conhecimento

Em 2025, o Astronomia no Sertão está ampliando sua área de atuação para o município de Alcântara. Esse passo foi proporcionado pela inclusão do projeto de extensão no Programa Global de Aprendizagem (GLOBE), uma parceria entre a UFMA, por meio do Baites, e a Agência Aeroespacial Brasileira (EAB), com o objetivo de envolver comunidades em atividades de ciência cidadã e educação ambiental.

“A gente está levando as ações já desenvolvidas em comunidades indígenas aqui em Grajaú, para Alcântara, por meio da iniciativa do GLOBE, que é um projeto em que a UFMA desenvolve em parceria com a Agência Espacial Brasileira, então, a gente está levando todas as nossas ideias [...] as atividades de foguetes, as oficinas de foguetes, os lançamentos de foguetes, as atividades de divulgação científica como o telescópio. Isso vai ser desenvolvido, está sendo desenvolvido em Alcântara. A gente já fez uma oficina de foguetes lá. Agora, a gente quer realizar a Mostra Brasileira de Foguetes, que são os lançamentos, com a medição, tudo certinho”, informou Daniely.

O Prêmio Cazumbá

Conhecido como o “Oscar do turismo do Maranhão”, o Prêmio Cazumbá de Turismo e Cultura foi criado em 2012 pelo Jornal Cazumbá e reconhece ações exitosas executadas pelo trade turístico do Maranhão. Com o tema "Experiência Maranhão. Único!", a oitava edição do Prêmio reuniu profissionais, entidades e gestores que se destacam na construção da atividade turística mais sustentável e autêntica.

Por: Ingrid Trindade

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: