Notícias
Projeto de extensão da UFMA comemora trinta anos com edição especial de Natal
O público se reuniu para assistir as apresentações musicais e teatrais no hall do CHH. Foto: Elcyane Ayres/DCOM.
O projeto de extensão da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), 5ª de Arte, completou trinta anos de existência com uma edição especial, repleta de intervenções artísticas e espírito natalino. A comemoração foi realizada na última quinta-feira, 12, no Centro de Ciências Humanas (CCH). Coordenado pela docente do curso de Teatro Ana Teresa Desterro, a iniciativa celebra a data e a união entre os integrantes do Centro.
A programação contou com canto, sorteio de livros, apresentações instrumentais, declamações de poemas e distribuição de um almoço natalino para todos presentes. Os discentes do curso de Teatro Rikelme Miranda e Guilherme Guimas, que formaram um dueto interpretando algumas canções, refletiram sobre o valor da troca de experiências e da ação promovida.
“A gente cantou três músicas basicamente, de uma forma bem linear. O Canto das Três Raças, a Canção da América, de Milton Nascimento, e também uma música do Roupa Nova, que fala do Natal. Traçando ali uma pequena relação entre a nossa construção social, que é diversa, as amizades que a gente vai construindo, a troca de experiências, mas também aquilo que o Natal vem proporcionar, que é essa fraternidade, essa unidade entre os povos”, citou Rikelme Miranda.

A comemoração dos 30 anos de 5ª de Arte contou apresentação musical de alunos do curso de Teatro. Foto: Elcyane Ayres/DCOM
O diretor do CCH, Luciano Façanha, prestigiou o evento e o frisou a celebração da boa convivência entre os integrantes do Centro e ressaltou as manifestações culturais ocorridas. “É um projeto de muito sucesso e que, a cada ano, vem se renovando com muitas novidades. Hoje, por exemplo, está havendo várias apresentações musicais, mas também de poesia, é uma coisa bacana que acontece”.
Durante o evento, houve a distribuição de cestas básicas para os colaboradores do prédio, um agradecimento pelos esforços prestados ao longo do ano. A ação marca o quarto ano do Natal Solidário do CCH e é um momento de celebração, segundo o diretor Luciano Façanha.

A ação natalina em comemoração aos 30 anos do projeto serviu almoço gratuito ao público. Foto: Geovanna Selma/Dcom
Ao longo dos trinta anos de existência da Quinta de Arte, a iniciativa serviu de alicerce na formação dos discentes da graduação em Teatro, que encontraram no projeto uma expansão de horizontes e um fortalecimento na construção de seus conhecimentos.
“Todo mundo aqui conhece a 5ª de Arte, não só aqui dentro como fora, são trinta anos. Ele impacta nesse sentido, a medida que vai de dentro da sala de aula para fora, outras atividades artísticas para que os alunos possam se envolver. Tanto que, na minha tese de doutorado, eles falam que o melhor projeto que eles conseguiram aqui na Universidade, estar presente e participar foi a Quinta de Arte” salientou a coordenadora do projeto de extensão, Ana Teresa Desterro.
À frente do projeto de extensão, Ana Teresa Desterro, mais conhecida como Estrelinha, recebeu uma singela homenagem em reconhecimento a sua liderança.

A docente Estrelinha recebe homenagem durante a celebração dos 30 anos do 5 de Arte. Foto: Elcyane Ayres/Dcom
O discente Guilherme Guimas enfatizou o movimento da coordenadora na promoção de acesso às artes: “A arte tem essa característica de sensibilizar o outro, de tornar ele mais humano, uma pessoa mais prestativa, de colaborar junto com o outro, e, com certeza, o trabalho da professora Estrelinha repercute, não é à toa que ele funciona há trinta anos, proporcionando esses momentos de emoção que a arte nos dá”.
A UFMA celebra o trabalho realizado pela 5ª de Arte e ressalta o apoio às iniciativas, como o projeto de extensão, que promovam a democratização do acesso à arte e cultura na vivência universitária, um pilar na construção de uma instituição mais criativa e igualitária.
Por: Elcyane Ayres e Geovanna Selma
Fotos: Elcyane Ayres e Geovanna Selma
Revisão: Jáder Cavalcante