Notícias

Projeto de extensão Astronomia no Sertão promove observação do eclipse solar na UFMA, em Grajaú

publicado: 11/10/2023 08h29, última modificação: 13/10/2023 10h11
O evento ocorrerá no dia 14 de outubro, a partir das 14h30
Projeto de extensão Astronomia no Sertão promove observação do eclipse solar na UFMA, em Grajaú

No próximo sábado, 14, ocorrerá o eclipse solar anular, que é o alinhamento do Sol, da Lua e da Terra, formando uma espécie de “anel de fogo” brilhante no céu. O eclipse será visto de forma total só em partes do Brasil, incluindo o Maranhão. Desde 1994, esta é a primeira vez que o fenômeno poderá ser observado do país.

Em Grajaú, o projeto de extensão Astronomia no Sertão, do Centro de Ciências de Grajaú (CCGR), promoverá a observação do eclipse, neste sábado,14, a partir das 14h30, aberto para toda a comunidade. O ponto de observação do eclipse será instalado no Câmpus da UFMA na cidade.

Segundo a professora Daniely Gaspar, do curso de Licenciatura em Ciências Naturais – Química e coordenadora do projeto de extensão Astronomia no Sertão, a iniciativa tem por objetivo levar o conhecimento para a população do município. “Essas atividades contribuem para motivar o interesse pela ciência e divulgar também a Universidade para a comunidade, além de ajudar a população a ter segurança na observação desse belo fenômeno.”, afirma a professora.

Para a observação do eclipse, o projeto Astronomia no Sertão vai disponibilizar óculos adequados para a observação segura do fenômeno. Logo após a observação do eclipse, haverá uma vasta programação cultural que contará com a banda de música municipal, cantores locais, feirinha gastronômica, e os telescópios do projeto Astronomia no Sertão estarão disponíveis para a população observar os planetas Júpiter e Saturno.

Programação começa com acampamento

A observação do eclipse solar anular é a culminância de uma programação que começa no dia 12 de outubro, com o Astrocamping Rotas das Estrelas, na aldeia indígena Arymy. Além da vivência na aldeia, a programação contará com rodas de conversa, observação de astros e produção de astrofotos.

O acampamento tem o objetivo de conhecer sobre a cultura e os conhecimentos sobre astronomia desse povo ancestral.

Sobre o projeto Astronomia no Sertão

O projeto de extensão Astronomia no Sertão surgiu quando a professora Daniely Gaspar, do curso de Licenciatura em Ciências Naturais – Química, assumiu a disciplina optativa “Introdução à Astronomia”. Durante as aulas, como descreve, foram construídos alguns experimentos de astronomia e foi realizada a observação de astros com o telescópio Celestron, que, até aquele momento, não era utilizado. No encerramento da disciplina, a docente realizou a I Noite de Astronomia do Câmpus de Grajaú, e, a partir dela, a professora decidiu repetir a experiência em outras localidades da cidade.

Para acompanhar o projeto de extensão, acompanhe a rede social do projeto @astronomia_no_sertao .

 

Por: Ingrid Trindade

Foto: divulgação/Instagram

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: