Notícias
Projeto de extensão “Sarmininas Cientistas” é mapeado e analisado pela Unesco como iniciativa de estímulo de meninas e mulheres nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) divulgou um mapeamento de iniciativas de estímulo de meninas e jovens à área da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, sigla em inglês) no Brasil, em que, dentre os grupos identificados, está o “Sarminina Cientistas: estimulando meninas do Maranhão a carreira de exatas e tecnologia”, projeto de extensão da UFMA criado em 2018.
De acordo com a professora Kátia Simone Teixeira da Silva de La Salles, coordenadora do “Sarminina Cientistas”, o estudo “Decifrar o Código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática” buscou analisar como experiências no Brasil no âmbito individual, familiar, escolar e social afetam diretamente o interesse e a participação de meninas e mulheres em STEM, e como essas iniciativas estão distribuídas geograficamente, quais são as suas estratégias de ação e quais suas fontes de financiamento.
A metodologia do mapeamento foi realizada em quatro etapas, sendo o projeto maranhense “Sarminina” incluído na terceira, na qual foi preenchido um questionário on-line com perguntas acerca da iniciativa, impacto de suas atividades durante a pandemia; recursos vindos de empresas e/ou de órgãos de fomento; trabalho e parceria com escolas; busca pelo público-alvo, entre outras questões.
Segundo a professora Kátia de La Salles, a realização deste mapeamento permitiu conhecer lideranças femininas comprometidas em despertar o interesse de meninas e mulheres para as áreas de STEM.
Leia o mapeamento completo realizado pela Unesco
Saiba mais
O projeto “Sarminina Cientistas: estimulando meninas do Maranhão para as carreiras de exatas e tecnologia” é um projeto de extensão da UFMA que foi criado no final do ano de 2018 por meio chamada pública CNPq/MCTI n°32/2018 – Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação. Foi aprovado em 2020 na Chamada Pública – Garotas STEM: Formando Futuras Cientistas, da Organização Internacional do Reino Unido, British Council.
O projeto foi proposto no sentido de promover ações que visam, não somente fomentar a igualdade de gênero, mas também que promovam o contato precoce das alunas do ensino básico com as áreas de ciência e tecnologia. Também visa esclarecer o papel e os aspectos positivos dessas carreiras e o aumento do ingresso de mulheres em áreas predominantemente masculinas.
Conheça mais sobre o “Sarminina Cientistas”
Por: Kaio Lima
Produção: Laís Costa