Projeto de extensão “Experiências Criativas – Poesias e Fanzine”, do Centro de Ciências de Bacabal, realiza bate-papo com poetas maranhenses

publicado: 20/06/2022 13h04, última modificação: 20/06/2022 17h41

O projeto de extensão “Experiências Criativas – Poesia e Fanzine”, do Centro de Ciências de Bacabal, iniciou, no dia 9 deste mês, o evento “‘Clarão’ – Bate Papo com Poetas Maranhenses”, com transmissão ao vivo no Instagram exp.criativas. Com o teor voltado para o diálogo com literatos maranhenses sobre o fazer poético, a iniciativa visa dar visibilidade para escritores com produções de suma importância no estado, colocando em mobilidade a poesia, que, muitas vezes, não é reconhecida.

O evento conta com dez nomes de poetas confirmados. O bate-papo “Clarão”, cuja abertura contou com a participação da poetisa, editora e historiadora ludovicense Adriana Gama, continuará até o dia 6 de dezembro, com dois poetas convidados por mês a cada encontro, excetuando os meses de setembro e dezembro, ambos com uma reunião, conforme o cronograma. A iniciativa permanece aberta à comunidade acadêmica da UFMA, principalmente, discentes integrados ao curso de Letras. Também é destinada a interessados externos à instituição, como a Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

O “‘Clarão’ – Bate Papo com Poetas Maranhenses” é uma programação do projeto de extensão que tem organização do professor Ricardo Nonato Almeida de Abreu Silva, em que o docente está à frente das oficinas e demais experiências de criação poética e editorial de forma presencial, em parceria com discentes da graduação, pós-graduação e do professor da Uema Antônio Aílton Santos Silva.

O evento culminará com a publicação de uma obra cartonera que será lançada em 2023 na biblioteca do Centro de Ciências de Bacabal, na qual haverá amostra de poemas de todos os artistas envolvidos no projeto de extensão “Experiências Criativas – Poesia e Fanzine”. O livro será distribuído em escolas públicas da região.

“Considero o evento um marco para o curso de Letras de Bacabal, na medida em que está visibilizando a produção poética contemporânea do Maranhão com base em nomes significativos da cena literária”, detalhou Ricardo Silva.

Para mais informações, entre em contato pelo Instagram exp.criativas ou pelo próprio contato do organizador, no número (75) 99204-6467.

Confira o cronograma de bate-papos com os poetas:

09/06 - Adriana Gama

17/06 - Celso Borges