Notícias

Projeto da UFMA leva estudo e observação de planetas a comunidade indígena em Grajaú

publicado: 28/08/2023 15h04, última modificação: 29/08/2023 10h42
Projeto da UFMA leva estudo e observação de planetas a comunidade indígena, em Grajaú

Como parte do projeto Astronomia no Sertão, do Centro de Ciências de Grajaú (CCGR), nessa quarta-feira, 23, durante o evento Zahy Uhuwe Iko - Lua crescente, foi realizada a observação da Lua e do planeta Saturno. A observação aconteceu na Aldeia Sede Morro Branco, na aldeia indígena Morro Branco, aldeia urbana em Grajaú.

A iniciativa tem por objetivo levar o conhecimento para a população do município, especialmente, para as comunidades da zona rural, como as indígenas e os quilombolas. Na ocasião, foi possível observar as crateras lunares e o planeta Saturno por meio de telescópios disponibilizados pela produção do evento.

O projeto de extensão Astronomia no Sertão surgiu quando a professora Daniely Gaspar, do curso de Licenciatura em Ciências Naturais – Química, assumiu a disciplina optativa “Introdução à Astronomia”. Durante as aulas, como descreve, foram construídos alguns experimentos de astronomia e realizada a observação de astros com o telescópio Celestron, que, até aquele momento, não era utilizado. No encerramento da disciplina, a docente realizou a I Noite de Astronomia do Câmpus de Grajaú, e, a partir dela, a professora decidiu repetir a experiência em outras localidades da cidade.

Por: Juan Terra

Produção: Bruna Castro 

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: