Notícias
Projeto Astronomia no Sertão promove astrocamping na aldeia indígena Arymy
Projeto Astronomia no Sertão promove astrocamping na aldeia indígena Arymy
Popularizando a ciência por meio da astronomia, o projeto de extensão Astronomia no Sertão, do Centro de Ciências de Grajaú (CCGR), frequentemente realiza atividades que geram conhecimento para as comunidades acadêmica e civil. Em uma nova iniciativa, nos dias 12 e 13 de outubro, promoveram o astrocamping Rota das Estrelas, um acampamento na aldeia indígena Arymy.
Além da promoção da ciência, o astrocamping tem por objetivo proporcionar uma imersão na cultura e nos conhecimentos astronômicos desse povo originário. Além disso, o evento é uma forma de gerar renda para as comunidades ancestrais, por meio do turismo de experiência.
Daniely Gaspar de Sousa, professora do Câmpus e coordenadora do evento, pontua que a experiência proporciona quebra de preconceito e muda a vida de muitas pessoas. “De fato, existe muito preconceito com os indígenas, muita falta de conhecimento das pessoas em relação ao modo de vida deles. Esse tipo de encontro muda muito a percepção das pessoas e possibilita trocas de conhecimento não só intelectuais, mas de vida mesmo”, explica.
Vivência na aldeia
A programação do astrocamping Rota das Estrelas contou com a vivência em uma aldeia indígena. Na chegada, os participantes foram recebidos com cantoria. A apresentação da cultura local foi feita pelo cacique da aldeia durante uma conversa. No anoitecer, na região mais alta da aldeia, ocorreu programação astronômica. Lá, os participantes puderam observar as constelações visíveis e os planetas. Em parceria com os indígenas, a astronomia pôde ser conversada sob o olhar do povo ancestral, que compartilhou como é sua vivência com os astros.
Finalizando, foram feitas as astrofotos. "Fotos com longa exposição, que captam mais luz, proporcionando belíssimas imagens.", descreveu a coordenadora.
Por: Juan Terra
Produção: Ingrid Trindade
Revisão: Jáder Cavalcante