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Projeto "Acessibilidade se aprende em casa" é realizado no Restaurante Universitário

publicado: 14/08/2024 14h55, última modificação: 14/08/2024 14h55
Projeto "Acessibilidade se aprende em casa" é realizado no Restaurante Universitário

Com o objetivo de orientar, auxiliar e informar sobre o atendimento às pessoas com deficiência, nos dias 13 e 14 de agosto, a equipe do Restaurante Universitário Central (RU), em São Luís, participou da segunda edição do projeto "Acessibilidade se Aprende em Casa", desenvolvido pela Diretoria de Acessibilidade (Daces) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Durante os dois dias, o projeto abordou as melhores práticas para a realização de atendimentos acessíveis, a fim de proporcionar maior autonomia e inclusão de pessoas com deficiência, primando pela segurança do público e pelo compromisso social da Universidade.

Em cada edição, o projeto é adaptado conforme as demandas do setor em que é realizado. No RU, o foco principal é o atendimento. “Aqui no RU, o foco principal é a gente incentivar a melhoria no atendimento às pessoas com deficiência, poder promover boas práticas, auxiliar, ensinar, orientar, como que a gente pode atender melhor ao público com deficiência, independentemente do tipo de deficiência”, esclarece Fernanda Souza da Silva, técnica administrativa da Daces.

O RU é um ponto sensível no quesito atendimento, considerando o volume de pessoas, com deficiência ou não, que passam pelo local diariamente. Segundo Fernanda, a Daces já acompanha algumas demandas de alunos em relação ao Restaurante Universitário. “A gente uniu o nosso projeto a essas demandas para tentar resolver algumas barreiras, minimizar algumas questões que estavam acontecendo”, pontuou Fernanda.

 

"Acessibilidade se Aprende em Casa" no RU - 13 e 14/08

Maria do Socorro Nunes, nutricionista do RU, destaca a importância de capacitar e sensibilizar a equipe para melhor atender ao público, especialmente o público com deficiência: “A gente busca sempre melhorar o atendimento. E, com o crescimento da comunidade acadêmica, vem chegando cada vez mais o público com deficiência, então, a gente precisa se adaptar, treinar bem o funcionário para que possa tratar essa pessoa com inclusão, com respeito”, observou Maria do Socorro.

Para Elis Silva, colaboradora do RU que convive com uma condição neuroatípica em casa, o conhecimento compartilhado no projeto é muito relevante. “[O projeto] é superimportante. Inclusive, fiquei muito feliz porque, ao entrar aqui, a gente tem um breve treinamento e fala sobre essas pessoas com deficiência, e eu acho importante, porque muita gente não sabe chegar, e eles realmente precisam desse apoio. Então, com o treinamento, com certeza, vai esclarecer muito mais para os funcionários, e eles vão saber atender, e as pessoas vão se sentir incluídas, que é esse que é o objetivo maior, a inclusão”, declarou a colaboradora.

Acessibilidade se aprende em casa

O projeto "Acessibilidade se aprende em casa" foi pensado para atender à comunidade universitária, levando aos setores, inicialmente administrativos que atendem ao público diretamente, informações, conceitos e também compartilhar a responsabilidade da acessibilidade no câmpus com todas as pessoas que fazem parte da Universidade. É a primeira vez que um projeto é executado especificamente para cada setor, considerando suas principais demandas em relação ao atendimento e também ao espaço.

Dessa forma, o projeto "Acessibilidade se aprende em casa" tem o objetivo de tornar a Universidade um espaço mais acessível a todos, mesmo que de forma lenta e pontual.

Os setores interessados em participar do projeto podem solicitar à Daces por meio do endereço eletrônico daces.adm@ufma.br.

Por: Ingrid Trindade

Revisão: Jáder Cavalcante

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