Notícias
Projeto “Meninas ‘off road’ buscando a estrada da engenharia” realiza aula prática para alunas do ensino médio, na Cidade Universitária
Alunas da rede estadual de ensino participaram, no sábado, 18, de uma aula prática realizada pelo projeto “Meninas ‘off road’ buscando a estrada da engenharia”. Com o intuito de mostrar a plataforma digital Thinkercad e o sistema de arduino, a aula foi uma das ações realizadas pelo projeto e ocorreu pela manhã no Centro Pedagógico Paulo Freire, na Cidade Universitária Dom Delgado.
O projeto, desenvolvido e coordenado pela professora da Universidade Federal do Maranhão Maria Eliziane Sousa, tem como público-alvo alunas do ensino médio e conta com a participação de cinco escolas públicas do Estado: Mônica do Vale, Cejol, Y Bacanga, Margarida Pires Leal e Deyse Galvão. Na ação, estiveram presentes alunas das escolas Margarida Pires Leal e Y Bacanga.
Participaram do encontro, além da coordenadora, o professor de Física do colégio Margarida Pires Leal, Marcel Castro, que ministrou a aula, e as professoras Patrícia Cabral e Karen Julianna Uchôa Frazão. A aula faz parte da quarta e última etapa do projeto e teve por objetivo mostrar a plataforma digital Thinkercad, que, entre outras funções, simula o sistema de arduino.
De acordo com o docente, o sistema é uma placa de controle para robótica e processos automatizados utilizado pelas meninas para o projeto. “Nessa etapa do projeto, o tema é a instrumentação do automóvel, e, assim, o arduino vem como uma ferramenta interessante e de fácil aprendizado” esclareceu.
Castro foi convidado pelas professoras Patrícia, coordenadora do projeto colégio Margarida Pires Leal, e pela professora Eliziane para ministrar duas aulas sobre a plataforma. “Acho de suma importância este projeto, pois insere as meninas no campo da ciência e engenharia”, completou.
Patrícia Cabral, além de atuar indicando alunas que tenham perfil para as áreas das exatas para ingressar no projeto, também participa e organiza as atividades promovidas. A docente afirma que o projeto vem desenvolvendo várias áreas e tem por característica principal incentivar meninas do ensino médio a participar de uma área que, atualmente, é majoritariamente ocupada por homens. “Dentro do projeto, tivemos vários momentos para o desenvolvimento dessas habilidades. A aula de sábado foi para ajudar a consolidar esses conhecimentos”, explanou.
A professora Maria Eliziane falou sobre a escolha do sistema como ferramenta de aprendizagem: “Além da aula de sábado, elas já tinham tido uma aula sobre arduino, mas usando o componente físico, com o professor Paulo Ribeiro, do curso de Engenharia da Computação. Com base nesse aprendizado, foi proposto um desafio, no qual elas vão montar algum dispositivo com o arduino, que será apresentado no dia 2 de julho, encerrando o projeto”, afirmou.
Sara Vitória Santos Ferreira, estudante do 2° ano do ensino médio do Centro de Ensino de Tempo Integral Y Bacanga, relatou que a professora Karen Julianna, responsável pelo projeto na escola, apresentou a ideia e a inseriu como participante. A aluna relatou que teve tanto aulas on-line quanto presenciais para pôr em prática a teoria e realizar trabalhos acerca do assunto abordado.
O projeto já tem resultados positivos que confirmam o alcance dos objetivos, segundo Sara: “O projeto foi muito importante para o meu desenvolvimento acadêmico, me agregou mais conhecimento e novas experiências, e me incentivou cada vez mais a estudar. Além disso, me fez ter uma nova perspectiva de vida. O projeto foi essencial para eu eliminar todas as dúvidas que eu tinha sobre qual carreira seguir. Agora eu tenho certeza que eu vou seguir na área de exatas, pois o projeto me incentivou e também me despertou um interesse enorme nas ciências”, revelou.
Saiba mais
O projeto, que teve início em maio de 2021, é financiado pelo CNPq, no Edital Meninas nas Ciências, e foi dividido em quatro etapas. A primeira é chamada de “Definição da estrutura do veículo”, em que as alunas estudaram sobre desenho mecânico, expondo os programas que são empregados e criando apresentação dos desenhos, nas vistas 2D e 3D. Também houve aulas sobre materiais e suas propriedades mecânicas, importantes na construção do veículo.
Na segunda etapa, chamada de “Sistemas Mecânicos”, as alunas assistiram a aulas sobre os sistemas mecânicos, em que, em primeiro momento, foram apresentados esses elementos no dia a dia, como em máquinas de lavar e bicicletas, para, em seguida, apresentar esses componentes no automóvel.
A terceira etapa foi a de “Motorização”, com abordagem da parte de termodinâmica, energia e calor. O assunto foi apresentado focando nos motores. A quarta e última etapa, que ainda está em andamento, é a de “Instrumentação”, com apresentação da plataforma arduino, tanto fisicamente quanto pela simulação por meio do programa Tinkercad. No final de cada etapa, foi realizado um desafio para a demonstração das alunas de seu aprendizado.
Por: Bruna Castro
Revisão: Jáder Cavalcante