Projeto “Meninas ‘off road’ buscando a estrada da engenharia” realiza aula prática para alunas do ensino médio, na Cidade Universitária

publicado: 23/06/2022 13h43, última modificação: 23/06/2022 20h21

Alunas da rede estadual de ensino participaram, no sábado, 18, de uma aula prática realizada pelo projeto “Meninas ‘off road’ buscando a estrada da engenharia”. Com o intuito de mostrar a plataforma digital Thinkercad e o sistema de arduino, a aula foi uma das ações realizadas pelo projeto e ocorreu pela manhã no Centro Pedagógico Paulo Freire, na Cidade Universitária Dom Delgado.

O projeto, desenvolvido e coordenado pela professora da Universidade Federal do Maranhão Maria Eliziane Sousa, tem como público-alvo alunas do ensino médio e conta com a participação de cinco escolas públicas do Estado: Mônica do Vale, Cejol, Y Bacanga, Margarida Pires Leal e Deyse Galvão. Na ação, estiveram presentes alunas das escolas Margarida Pires Leal e Y Bacanga.

Participaram do encontro, além da coordenadora, o professor de Física do colégio Margarida Pires Leal, Marcel Castro, que ministrou a aula, e as professoras Patrícia Cabral e Karen Julianna Uchôa Frazão. A aula faz parte da quarta e última etapa do projeto e teve por objetivo mostrar a plataforma digital Thinkercad, que, entre outras funções, simula o sistema de arduino.

De acordo com o docente, o sistema é uma placa de controle para robótica e processos automatizados utilizado pelas meninas para o projeto. “Nessa etapa do projeto, o tema é a instrumentação do automóvel, e, assim, o arduino vem como uma ferramenta interessante e de fácil aprendizado” esclareceu.

Castro foi convidado pelas professoras Patrícia, coordenadora do projeto colégio Margarida Pires Leal, e pela professora Eliziane para ministrar duas aulas sobre a plataforma. “Acho de suma importância este projeto, pois insere as meninas no campo da ciência e engenharia”, completou.

Patrícia Cabral, além de atuar indicando alunas que tenham perfil para as áreas das exatas para ingressar no projeto, também participa e organiza as atividades promovidas. A docente afirma que o projeto vem desenvolvendo várias áreas e tem por característica principal incentivar meninas do ensino médio a participar de uma área que, atualmente, é majoritariamente ocupada por homens. “Dentro do projeto, tivemos vários momentos para o desenvolvimento dessas habilidades. A aula de sábado foi para ajudar a consolidar esses conhecimentos”, explanou.

A professora Maria Eliziane falou sobre a escolha do sistema como ferramenta de aprendizagem: “Além da aula de sábado, elas já tinham tido uma aula sobre arduino, mas usando o componente físico, com o professor Paulo Ribeiro, do curso de Engenharia da Computação. Com base nesse aprendizado, foi proposto um desafio, no qual elas vão montar algum dispositivo com o arduino, que será apresentado no dia 2 de julho, encerrando o projeto”, afirmou.

Sara Vitória Santos Ferreira, estudante do 2° ano do ensino médio do Centro de Ensino de Tempo Integral Y Bacanga, relatou que a professora Karen Julianna, responsável pelo projeto na escola, apresentou a ideia e a inseriu como participante. A aluna relatou que teve tanto aulas on-line quanto presenciais para pôr em prática a teoria e realizar trabalhos acerca do assunto abordado.

O projeto já tem resultados positivos que confirmam o alcance dos objetivos, segundo Sara: “O projeto foi muito importante para o meu desenvolvimento acadêmico, me agregou mais conhecimento e novas experiências, e me incentivou cada vez mais a estudar. Além disso, me fez ter uma nova perspectiva de vida. O projeto foi essencial para eu eliminar todas as dúvidas que eu tinha sobre qual carreira seguir. Agora eu tenho certeza que eu vou seguir na área de exatas, pois o projeto me incentivou e também me despertou um interesse enorme nas ciências”, revelou.

Saiba mais

O projeto, que teve início em maio de 2021, é financiado pelo CNPq, no Edital Meninas nas Ciências, e foi dividido em quatro etapas. A primeira é chamada de “Definição da estrutura do veículo”, em que as alunas estudaram sobre desenho mecânico, expondo os programas que são empregados e criando apresentação dos desenhos, nas vistas 2D e 3D. Também houve aulas sobre materiais e suas propriedades mecânicas, importantes na construção do veículo.

Na segunda etapa, chamada de “Sistemas Mecânicos”, as alunas assistiram a aulas sobre os sistemas mecânicos, em que, em primeiro momento, foram apresentados esses elementos no dia a dia, como em máquinas de lavar e bicicletas, para, em seguida, apresentar esses componentes no automóvel.

A terceira etapa foi a de “Motorização”, com abordagem da parte de termodinâmica, energia e calor. O assunto foi apresentado focando nos motores. A quarta e última etapa, que ainda está em andamento, é a de “Instrumentação”, com apresentação da plataforma arduino, tanto fisicamente quanto pela simulação por meio do programa Tinkercad. No final de cada etapa, foi realizado um desafio para a demonstração das alunas de seu aprendizado.

Por: Bruna Castro