Projeto “Do Nosso Jeito” fará oficinas de fotografia cultural, dança de ritmos populares e práticas musicais entre os dias 25 e 29 de abril

publicado: 20/04/2022 09h58, última modificação: 21/04/2022 20h13

Em mais uma ação do projeto “Do Nosso Jeito”, a Universidade Federal do Maranhão realizará três ações formativas entre os dias 25 e 29 de abril. Serão promovidas oficinas de fotografia cultural, dança de ritmos populares e práticas musicais. As inscrições são gratuitas e ocorrem até às 12h de sábado, 23, pelo Google Forms. Cada oficina oferecerá 20 vagas, que serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição.

A carga horária das oficinas é de 36 horas. As aulas serão realizadas em formato híbrido. Pela manhã, as atividades serão virtuais, em metodologia a ser definida pelas ministrantes. No turno vespertino, as aulas serão presenciais, das 14h às 18h. A oficina de fotografia cultural será realizada na Biblioteca Benedito Leite, localizada na Praça Deodoro, e as oficinas de dança de ritmos populares e práticas musicais ocorrerão no Palacete Gentil Braga, na Rua Grande, 782.

Fotografia cultural: cores e movimentos

As inscrições para a oficina de fotografia cultural podem ser feitas clicando aqui.

A oficina será ministrada por Mary Aurea de Almeida Costa Everton, mestra em Comunicação Social, fotógrafa profissional desde 1994 e técnica do Laboratório de Fotografia da Universidade Federal do Maranhão. “A oficina pretende capacitar a comunidade, estimular a prática fotográfica e aprofundar a discussão sobre a fotografia cultural, além de incentivar o registro de manifestações artísticas”, disse Mary Aurea.

Dança de Ritmos Populares

As inscrições para a oficina de dança de ritmos populares podem ser feitas clicando aqui.

A oficina será ministrada por Ayckran Silva, integrante do Cacuriá de dona Teté desde 1988. A palestrante explica que, na oficina, “os participantes encontrarão um espaço acolhedor para se divertir por meio da dança e para descobrir os detalhes dos diferentes ritmos do período junino, especialmente o bumba meu boi nos seus mais variados sotaques”.

Práticas Musicais

As inscrições para a oficina de práticas musicais podem ser feitas clicando aqui.

A oficina será ministrada por Angélica Vieira da Silva Marques, Mestra em Música pela Universidade de Aveiro (Portugal) e regente do Coral UFMA. De acordo com a ministrante, a oficina possibilita “uma viagem ao universo musical”. A turma terá a oportunidade de cantar músicas folclóricas, fazer brincadeiras de roda e conhecer movimentos corporais para expressão musical, além de participar de outras dinâmicas.

Do Nosso Jeito

O “Do Nosso Jeito” é realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Maranhão e patrocinado pelo Grupo Mateus, pela Secma, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e pelo Governo do Maranhão. A iniciativa tem o objetivo de difundir atividades da arte e da cultura popular do estado, valorizando o patrimônio local, por meio da música, do folclore, do teatro, das artes visuais e de uma série de outras linguagens.

Por: Paulo Vinicius Coelho/DAC-PROEC