Notícias

Projeto “Do Nosso Jeito”, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, dá início a Oficina de Máscaras de Fofão

publicado: 21/02/2022 12h59, última modificação: 21/02/2022 14h15
1 | 7
2 | 7
3 | 7
4 | 7
5 | 7
6 | 7
7 | 7

Símbolo do carnaval maranhense, o fofão tem presença garantida no calendário de eventos da UFMA. Anualmente, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) realiza a Oficina de Máscaras de Fofão, ministrada pela artista visual Marlene Barros. Nesta edição, a atividade foi integrada ao projeto “Do Nosso Jeito”, iniciativa que tem o objetivo de difundir a arte e a cultura popular do Maranhão.

A aula inaugural da oficina foi realizada na segunda-feira, 14, às 9h, de modo virtual. Além de conhecer melhor a história do fofão e a sua importância para o carnaval maranhense, os participantes relataram suas experiências com A personagem — marcadas por medo e diversão — e relembraram casos da infância. Integrantes da turma, formada por 20 pessoas, comentaram que os ensinamentos obtidos na oficina podem ser levados para as suas áreas de atuação, como o cinema, o teatro, a fotografia e a sala de aula.

A pró-reitora de Extensão e Cultura da UFMA, Zefinha Bentivi, mencionou a importância da arte para amenizar as dificuldades impostas pela pandemia, e destacou que o fofão, figura tipicamente maranhense, não poderia deixar de ser contemplado pelo projeto Do Nosso Jeito. Marlene Barros pontuou que a sociedade precisa “lutar para que o fofão seja valorizado”, e lamentou o fato de que a personagem tem sido vista com cada vez menos frequência.

Na terça-feira, 15, no Palacete Gentil Braga, os participantes da oficina tiveram acesso à primeira aula prática para a confecção das máscaras. A técnica ensinada utiliza papel machê e também pode contribuir com a produção de brincos, chaveiros, miniaturas e outros objetos. A oficina seguiu até sexta-feira, 18, cumprindo carga horária de 20 horas.

Saiba mais

O Do Nosso Jeito é realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Maranhão e patrocinado pelo Grupo Mateus, pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), por meio da Lei Estadual de Incentivo, à Cultura e pelo Governo do Maranhão.

A iniciativa tem o objetivo de promover atividades da arte e da cultura popular do estado, valorizando o patrimônio local por meio da música, do folclore, do teatro, das artes visuais e de uma série de outras linguagens. As ações do projeto podem ser acompanhadas na página @cultura.ufma no Instagram e no Facebook.

Por: Paulo Vinicius Coelho-DAC-Proec

Fotos: Mary Áurea

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: