Projeto “Comunicação eficaz, direito reconhecido" será apresentado nessa sexta-feira,14, em São Luís

publicado: 13/07/2023 09h16, última modificação: 14/07/2023 09h20
O trabalho, realizado por alunos do curso de comunicação social, tem a finalidade de oferecer ao público acesso à defesa de direitos por meio de uma comunicação clara e compreensível.

Nessa sexta-feira, 14, o 5º Juizado Especial Cível de São Luís e o Curso de Comunicação Social da UFMA realizarão a culminância do projeto “Comunicação eficaz, direito reconhecido”. Desenvolvido sob a Coordenação do juiz titular da 15ª Vara Cível da Capital,  Alexandre Abreu, e da professora de Teorias da Linguagem do Curso de Comunicação Social da UFMA Gisa Carvalho, o projeto tem por objetivo a promoção do acesso à defesa de direitos por meio de uma comunicação clara e compreensível a todos os públicos, com a transformação em textos de linguagem simples os documentos produzidos pelo 5º Juizado Especial Cível.

Segundo a professora Gisa, o projeto surgiu por iniciativa do doutor Alexandre de Abreu, devido a uma demanda da Casa da Justiça da UFMA de tornar seus textos mais compreensíveis ao público, uma vez que muitos termos comuns ao campo jurídico não estão presentes no dia a dia da maioria das pessoas. Dessa forma, a ideia era que os alunos operassem uma espécie de “tradução” desses termos, como atividade final da disciplina.

"Ao longo do semestre, estudamos as teorias da linguagem em relação ao cotidiano, as implicações dos usos, falamos de sentido e dos usos de diferentes códigos. Sendo assim, propusemos, como atividade final da disciplina, que os alunos trabalhassem os documentos do 5º Juizado, convertendo-os em linguagem simples com base em diferentes materialidades e código, em uma compreensão multimidiática, em busca de uma narrativa mais aproximada do cotidiano do público", explica.

O Juiz Alexandre aponta que é dever do Judiciário exigir de produtores e prestadores de serviços uma comunicação esclarecedora, para livre e consciente manifestação de escolha, "assim, devem os documentos produzidos pelo Juizado primar pela clareza de conteúdo e facilidade de compreensão".

A apresentação do projeto ocorrerá a partir das 14h no prédio do 5° Juizado Especial Cível de São Luís, localizado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Câmpus São Luís.

Por: Orlando Ezon

Produção: Aline Alencar