Programas PIBIC E PIBITI anunciam recomendações para as atividades de 2021

publicado: 14/01/2021 13h48, última modificação: 14/01/2021 20h50

A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), comunica as novas recomendações para o retorno das atividades dos programas de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibic e Pibiti) ofertados pela Ageufma durante a execução do ensino emergencial. Os pesquisadores regularizados de 2020-2021 poderão dar continuidade ao cronograma de plano de trabalho dos estudantes (bolsistas e/ou voluntários).

Devido à pandemia da covid-19, docentes e discentes deverão cumprir algumas orientações de segurança. As atividades presenciais decorrentes do plano de trabalho deverão ser adiadas, com exceção apenas de casos essenciais, que, se interrompidos, colocarão em risco o processo científico e tecnológico, resultando na perda da pesquisa.

Atividades presenciais excepcionais devem seguir um planejamento elaborado e acompanhamento presencial do orientador. Desse modo, apenas o discente e o orientador da pesquisa deverão dividir o mesmo espaço, respeitando a distância mínima de dois metros de uma pessoa para outra e fazendo uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), como recomenda o Ministério da Saúde. Além disso, para realizar atividades laboratoriais e de campo, o discente deverá assinar um termo de responsabilidade.

Se o estudante ou o orientador for diagnosticado com covid-19, a orientação é que a Coordenação do Pibic e do Pibiti seja comunicada imediatamente pelo e-mail ageufma.cicp@ufma.br, e ambos ficarão em isolamento. Contudo vale ressaltar que, para garantir maior segurança durante o processo da pesquisa, discentes e docentes do grupo de risco devem realizar as atividades do plano de trabalho apenas na modalidade remota.

A Ageufma ainda informa que as alterações sobre a condução do plano de trabalho deverão ser informadas pelo docente-orientador no Relatório Parcial do Pibic e do Pibiti, que devem ser entregues até o dia 15 de março de 2021.

Por: Keliane Costa