Notícias

Programação da Space Week Nordeste no shopping atrai público curioso

publicado: 23/09/2024 17h51, última modificação: 23/09/2024 23h16
A Space Week Nordeste 2024, com o tema “Ciência e Tecnologias espaciais para benefício da natureza e da sociedade”, ocorreu de 16 a 22 de setembro, em São Luís
Programação da Space Week Nordeste no shopping atrai público curioso

Depois de uma semana intensa de atividades na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Space Week Nordeste (SWN) 2024 atraiu entusiastas, apaixonados e curiosos pelo espaço para o São Luís Shopping, nesse fim de semana, com uma série de atividades que deram ao público a oportunidade de mergulhar nas novidades do setor aeroespacial.

Com participação de entidades importantes, como a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Agência Espacial Norte-Americana (NASA), referências na exploração espacial, a programação da SWN 2024, no São Luís Shopping, contou com palestras, estandes, oficinas e espaço kids.

Uma das palestrantes do fim de semana foi a brasileira e engenheira de sistemas de projetos na Nasa - Jet Propulsion Laboratory (JPL), Gigi Lucena, que deixou uma plateia de jovens e adultos com olhos brilhando com suas experiências em projetos na Agência Espacial Norte Americana e a sua jornada até chegar à NASA.

“Eu tento trazer de um jeito que eu posso falar com uma pessoa de cinco anos de idade e um adulto, trazer emoção nos olhos do adulto, porque eu vejo quando eu estou passando sete minutos de terror, eu vejo o pessoal lá respirando fundo. Então, é o que a gente quer. A gente quer tocar o maior número de pessoas que a gente puder para entender a importância do New Space, todas as razões por que a gente tem que investir nessa área. É uma área que já existe, já está crescendo, lá nos Estados Unidos tem várias empresas privadas já trabalhando nessa área, olha o ano que vem, tem várias missões indo para a Lua, então é tocar o público de todas as idades, o mais diverso possível”, expressou Gigi.

Entusiasmada com a palestra de Gigi Lucena e em fazer parte da Nasa, a estudante do sétimo ano Manoela Pereira Rocha já faz planos para conversar mais com a palestrante. “Eu amei a palestra, vou segui-la no Instagram e perguntar muita coisa para ela. Ela me abriu um monte de oportunidade que eu não tinha pensado”, falou a estudante.

O público também pode conhecer o projeto “Cientistas de Alcântara: rumo ao futuro espacial e sustentável”, que é realizado em parceria com a Agência Espacial Brasileira. O vice - coordenador do projeto, Alex Barradas, avalia a experiência de compartilhar as ações do projeto com o grande público. “Para mim, é fantástico poder estar aqui e justamente para fazer a divulgação de um projeto bem importante que vem mexendo com os corações, principalmente de quem está realizando e também de quem está recebendo as nossas capacitações, nossos objetos educacionais. E essa comunicação permite que a nossa comunidade, a nossa cidade possa entender como certas características e problemáticas podem ser resolvidas quando a gente consegue unir uma equipe boa e também uma relação entre instituições privadas e públicas em prol de um bem melhor”, ressaltou Alex.

Para além de apresentar ao grande público as inovações no setor aeroespacial, a Space Week Nordeste também representou uma oportunidade de aproximar as pesquisas e os projetos da Universidade ao público geral, como comenta Alex Barradas: “O evento está sendo muito importante porque não só a gente está podendo expor por várias ações que a Universidade Federal do Maranhão  tem realizado junto com a Agência Espacial Brasileira e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento em Alcântara, mas como também criando novos laços e novas comunicações entre diferentes instituições e novos pesquisadores”, concluiu o professor.

O estudante Guilherme de Oliveira Castro aproveitou o evento para ampliar conhecimentos e tirar dúvidas. “Tá sendo bem interessante e esclarecedor sobre algumas informações e bem útil para tirar algumas dúvidas”, observou Guilherme.

As crianças também participaram de várias atividades lúdicas. Além de um espaço reservado para jogos e pinturas, elas puderam construir foguetes na oficina de Construção de Foguetes.

Em 2025, a Space Week Nordeste será sediada no estado do Permambuco.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Ingrid Trindade

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: