Notícias

Programa UFMA Empreendedora é lançado em cerimônia pelo canal da AGEUFMA no Youtube e com participação de diversas instituições apoiadoras

publicado: 01/12/2021 15h00, última modificação: 01/12/2021 15h55

É com o objetivo de promover e valorizar o empreendedorismo inovador, oferecendo ferramentas para o desenvolvimento dessas competências na universidade, que a UFMA, em parceria com o Sistema Fiema, o Sebrae, as Fundações Sousândrade e Josué Montello, além dos Conselhos de Economia e Administração, lançaram, na tarde de ontem, 30, o Programa UFMA Empreendedora. A solenidade foi organizada e promovida pela Diretoria de Empreendedorismo e ocorreu no Google Meet e com transmissão pelo Youtube da Ageufma.

A construção do Programa, assim como seu evento de lançamento, mostrou forte interesse de entidades, associações, conselhos e fundações, reunindo, na mesa de abertura, representantes de organizações importantes, como o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MA, Raimundo Coelho; das presidentes das Fundações Sousândrade e Josué Montello, Profa. Dra. Evangelina Martins e Profa. Dra. Maria de Jesus Jorge; dos presidentes dos Conselhos Regionais de Economia e de Administração, João Carlos Souza e Jayson Franklin; do Diretor Científico da Fapema, Prof. Dr. João Batista Bottentuit; do Secretário Adjunto da Secti-MA, Prof. Dr. Nivaldo Muniz, além da vice-presidente da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, Profa. Dra. Rose Mary Almeida.

O Programa lançado, de acordo com o Diretor de Empreendedorismo da Ageufma, Prof. Dr. Walter Nunes, tem forte ligação com diversos setores produtivos, governos e instituições do terceiro setor, facilitando a aplicação prática do conhecimento em empreendedorismo desenvolvido na Universidade. “Universidades Empreendedoras, como a UFMA, são instituições que possuem incorporado em sua missão o protagonismo na consolidação do ecossistema empreendedor de sua região”, relata.

O Programa faz parte do projeto da gestão Natalino Salgado 2019-2023, que criou um ambiente baseado em escutas à comunidade acadêmica de toda a UFMA, por meio do Pacto pela UFMA, que objetivou mapear a situação da instituição e projetar novos rumos que possam garantir destaque em todos os indicadores de qualidade universitários, inclusive o empreendedorismo.

Para o reitor da UFMA, Prof. Dr. Natalino Salgado, o Programa foi pensado com base em um trabalho coletivo desenvolvido durante o Pacto. “Quando estávamos elaborando nosso plano de governo, fizemos um trabalho coletivo que nasceu de um grande movimento na nossa universidade. Nós estávamos trabalhando a possibilidade de termos uma pró-reitoria que pudesse unir o ensino, a pesquisa, a extensão, a internacionalização e um quinto eixo, estratégico e de bastante relevância, que é o empreendedorismo”, destacou, em sua fala de abertura.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae-MA, Raimundo Coelho, corroborou, na abertura do evento, a parceria da UFMA no decorrer da construção do Programa. “Para nós, do Sebrae, este evento tem um significado muito relevante, porque é papel do Sebrae desenvolver o empreendedorismo”, destacou o presidente.

Durante sua fala, apresentou questões importantes como a necessidade de agregar parceiros que possam trazer para a Universidade um conhecimento prático, uma visão e uma cultura empreendedora. “Estamos levando conhecimento, essa cultura de empreender, essa visão. Nós estamos levando para dentro da universidade. É lá que estão os jovens. Os jovens que desejamos que sejam os futuros empreendedores”, reforçou.

O Programa contempla cinco subprogramas, que permitirão fomentar as diversas vertentes do empreendedorismo junto à comunidade acadêmica e social. Os cinco subprogramas são: Educação Empreendedora; Startup UFMA; Empresas Juniores; UFMA criativa e Parque Tecnológico. Esses, em conjunto, possuem objetivos bem-definidos e, em geral, pretendem desenvolver conhecimentos, atitudes e habilidades empreendedoras em todos os níveis (ensino médio e técnico, graduação, pós-graduação, docentes e técnicos administrativos).

“Se a gente olhar no retrovisor, nós vamos ver que antes dessa política de empreendedorismo, de ação empreendedora, estávamos preparando pessoas para conquistar os melhores empregos oferecidos por grandes empresas, negócios e o serviço público, no entanto chegou a hora de a gente preparar jovens para gerar empregos e renda”, finalizou o presidente do Sebrae, Raimundo Coelho.

Os cinco subprogramas objetivam, também, incentivar e fomentar a criação de empresas de base tecnológica e social por meio da pré-incubação, incubação, aceleração e graduação de empresas na UFMA; incentivar a criação e expansão de Empresas Juniores e formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar municípios, o estado e o Brasil; promover o intraempreendedorismo na Universidade e estabelecer parcerias com governo, empresas, instituições de ensino e pesquisa para a implantação ou adesão de um Parque Tecnológico.

Para o pró-reitor da Ageufma, Prof. Dr. Fernando Carvalho Silva, este é um momento importante “porque estamos lançando um programa ambicioso que trata de todas as vertentes do empreendedorismo e que vai consolidar essa área na instituição e fora dela. O empreendedorismo é um quinto eixo, junto com a pesquisa, o ensino, a extensão e a internacionalização”, afirma o pró-reitor.

Fernando Carvalho destaca, ainda, que é necessário que o empreendedorismo esteja dentro da Universidade para formar alunos, professores e técnicos administrativos. “Vamos conduzir vários subprogramas que pretendem dar habilidades aos nossos alunos. Precisamos mostrar para eles que, com mais essa formação, eles terão mais possibilidades no mercado”, finalizou.

O reitor da UFMA finalizou suas considerações destacando que a relação da UFMA com a área produtiva permite trabalhar no estabelecimento de um plano de ações para mudar a vida das pessoas na comunidade, por meio do empreendedorismo. “Durante a pandemia, com o trabalho coletivo nos Conselhos, buscamos tecnologias, criamos uma diretoria de tecnologias educacionais, com novos sistemas, fortalecemos a T.I. e, ao mesmo tempo, com os cursos em EaD, para sensibilizar, treinar, planejar e ofertar aos nossos professores e alunos, ferramentas que nos permitissem atravessar esse momento da pandemia. Mesmo nesse momento, a Universidade continuou viva, com seus projetos, trabalhando com as comunidades, interagindo e desenvolvendo o empreendedorismo, com o Projeto Máscaras Pela Vida, por exemplo, uma ideia importante que colocamos em prática com a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), sob gestão da Profa. Dra. Zefinha Bentivi. A partir da relação com empresas, criamos microempresas de produção de máscaras nas comunidades, que geraram renda para as famílias que estavam sofrendo as conseqüências da pandemia”, destacou.

O encerramento da solenidade contou com a avaliação final do magnífico reitor da UFMA, que destacou que a Ageufma tem capacidade e produção técnica para interiorizar o empreendedorismo. “Assim como estamos interiorizando a cultura, precisamos debater com a comunidade, lideranças, empresas, prefeituras e, sobretudo, com nossos professores e alunos, para levar esse empreendedorismo como oportunidade de conhecimento, de emprego e de liberdade para essa juventude que precisa ocupar um espaço importante no mercado e fazer nosso país crescer”, encerrou o professor Natalino Salgado.

Por: Lucio Silva de Jesus/Ageufma

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: