Programa Rádio Opinião entrevista superintendente de Tecnologia da Informação e a diretora de Extensão para abordar pesquisa de satisfação sobre o ensino remoto na UFMA

publicado: 04/02/2022 18h15, última modificação: 07/02/2022 16h01

O programa Rádio Opinião, da Rádio Universidade FM 106,9, de quinta-feira, 3, teve como entrevistados o superintendente de Tecnologia da Informação, Anílton Maia, e a diretora de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Li-Chang Shuen, para falar sobre a pesquisa de satisfação com o ensino remoto na Universidade Federal do Maranhão. Na entrevista, foram destacados pontos sobre a presença da comunidade acadêmica, a prorrogação do período de pesquisa e também sobre o resultado parcial que foi divulgado pela Diretoria de Comunicação no mesmo dia.

A pesquisa buscou ouvir as opiniões, necessidades e os anseios da comunidade acadêmica sobre o período de atividades remotas e conhecer as opiniões sobre possíveis decisões que a Universidade pode tomar para o retorno seguro das aulas presenciais, além de servir para aprimorar os métodos de ensino digital.

Foram ouvidos 830 professores ativos que estão em pleno exercício laboral, e 7.161 estudantes de graduação e pós-graduação da UFMA. A Diretora Li-Chang Shuen afirma que, pelo quantitativo de participantes, a relevância dos resultados é alta e satisfatória, considerando os parâmetros de apuração estatística por amostragem, garantindo uma margem de erro baixa, de apenas 3%, e confiança maior que 90%.

A participação também foi positiva, no caso da comunidade discente, em que a diretora afirma que era necessário saber a opinião mínima de 1.036 alunos. Para os professores, o quantitativo mínimo era de 638 respostas. A professora lembra que a investigação, mediada no Sigaa, tomou a base de 35.433 alunos de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu) inseridos na plataforma de Gestão de Atividades Acadêmicas.

O superintendente Anilton destacou que todos os parâmetros definidos pela Lei Geral de Proteção de dados foram obedecidos, garantindo a segurança dos dados fornecidos pelos usuários, e que, pelo fato de o volume de informações ser muito grande e o período para a escuta ser estendido, o processamento de dados levou um tempo maior, mas será feita a divulgação dos resultados na plataforma “Transparência e Gestão de Dados” assim que a Administração Superior homologar os dados.

O gestor também anunciou que a Diretoria de Comunicação divulgará um material gráfico e informacional com os resultados preliminares da pesquisa. A disposição das informações adquiridas será feita no formato “storytelling”. Anilton afirma que “essa é uma maneira inovadora de envolver o usuário com um formato de uma narrativa para transmitir o maior número de informações possíveis em um material”.

O programa “Rádio Opinião” vai ao ar de segunda a sexta, a partir das 7h45, na Rádio Universidade FM 106,9. Confira mais destaques na entrevista completa:

Por: Carlos Alcântara

Produção: Marcos Paulo Albuquerque