Notícias
Programa Rádio Opinião entrevista representante regional da Funarte, Sharine Machado, que comenta editais de avaliação de projetos artísticos e realização de cursos, oficinas e treinamentos
O Programa Rádio Opinião da Rádio Universidade FM 106,9 teve como tema nesta terça, 22, o lançamento de dois editais da Fundação Nacional de Artes (Funarte) para o credenciamento de profissionais na avaliação de projetos artísticos e para a ministração de cursos, oficinas e treinamentos. Para falar sobre o assunto, o programa contou com a participação da representante regional substituta da Funarte, Sharine Machado.
Os editais foram lançados nesta semana, sendo uma ação inédita da Funarte, que, até então, não realizava a seleção de pessoas para os cargos dessa maneira. A representante explicou que antes as pessoas eram convidadas para participar das comissões julgadoras e das oficinas e que este ano foi resolvido mudar o processo de seleção como forma de democratizar o acesso a todos que possuírem interesse. “A gente lançou esses dois editais para quem tiver interesse e tiver as qualificações mínimas possa se inscrever. As pessoas serão chamadas para realizar os trabalhos à medida que eles forem acontecendo e por ordem de inscrição. É uma proposta bem democrática que a Funarte está lançando agora”, comentou.
Machado afirmou que a principal proposta dos editais é tornar possível o trabalho da Funarte em regiões do Brasil em que a fundação não possui um espaço físico: “Nós estamos propondo esse edital de formação de capacitação para que possamos atuar não só nos locais onde temos espaços, mas também em todo o Brasil. Por exemplo, se há uma cidade no interior do Maranhão que queira receber uma oficina, pode falar com a Funarte, se inscrever para que a Funarte possa fazer algumas oficinas ou ação de capacitação nessa cidade”, explicou.
A profissional também ressaltou as áreas de trabalho da Funarte, o apoio ao circo tradicional e as adequações feitas durante a pandemia: “A Funarte trabalha com cinco grandes áreas: artes integradas, artes visuais, circo, dança e teatro. Na história da instituição, o apoio ao circo é uma constante. Também estão surgindo essas novas tecnologias, o teatro pode ser realizado agora na internet, no Youtube. Principalmente agora na pandemia, a gente viu muito isso. A Funarte também fez várias ações de arte digital, realizadas para serem transmitidas pela internet, e eu acredito que esses dois editais abarcam todas as linguagens, todas essas diversidades que a gente está vendo agora”, finalizou.
As inscrições podem ser realizadas pelo site www.gov.br/funarte, por meio de formulário on-line e estão abertas enquanto os editais permanecerem vigentes, pelo período de cinco anos. Como requisitos para a inscrição, os interessados precisam ser maiores de 18 anos, residir em território nacional e ter atuação comprovada nas áreas de seu interesse, de acordo com os termos dos editais.
Acesse o edital de credenciamento de profissionais visando à realização de atividades de capacitação, formação e qualificação e o edital de credenciamento de Comissão Julgadora.
Confira a entrevista completa:
Por: Bruna Castro
Produção: Laís Costa
Revisão: Jáder Cavalcante