Programa Rádio Opinião entrevista o presidente da Comissão Eleitoral para falar sobre as eleições gerais na UFMA

publicado: 03/02/2022 12h35, última modificação: 03/02/2022 21h38

O programa Rádio Opinião, transmitido pela Rádio Universidade FM 106,9, recebeu ontem, 2, o pró-reitor de Assistência Estudantil e presidente da Comissão Eleitoral da UFMA, Leonardo Silva Soares, para falar sobre as eleições gerais na Universidade Federal do Maranhão, concluídas na sexta-feira, 28.

Pela primeira vez, as eleições ocorreram de forma on-line, por meio do sistema Helios Voting, uma plataforma que tem uma cabine de votação on-line e que controla o início e término da eleição. “O processo para implementação desse sistema durou cinco meses, e tivemos a colaboração de setores estratégicos da Universidade para essa realização, como a Superintendência de Tecnologia da Informação, que esteve à frente desse trabalho”, detalhou.

Segundo Leonardo Soares, o índice de participação nas eleições foi bastante satisfaUório. “Chegamos ao índice de 90% na participação de docentes e técnicos-administrativos, e 20% com o público estudantil. Essa foi a eleição com o maior número de participantes da universidade”, exaltou.

A ideia para as próximas eleições é que o sistema de votação on-line continue em uso, uma vez que o formato foi satisfatório. “Fizemos uma eleição remota muito dinâmica. Tivemos apenas um pequeno problema técnico que logo foi resolvido pelo pessoal do STI e todas as pessoas conseguiram votar. Portanto, acredito que as próximas eleições serão nesse mesmo método com novas tecnologias, funcionalidades e talvez um aplicativo”, revelou.

Confira a transmissão:

Por: Kelle Dias