Notícias

Programa Rádio Opinião entrevista o economista Wagner Matos sobre mudanças nos mercados de ações brasileiro e internacional

publicado: 04/10/2022 12h01, última modificação: 04/10/2022 15h37

Na terça, 4, o quadro Rádio Opinião da Rádio Universidade FM 106,9 recebeu o economista Wagner Matos, que comentou o mercado acionário atual, em que ocorreu, nesta semana, uma alta nas ações brasileiras e queda na cotação do dólar.

De acordo com Matos, a alta de 4,5% na Bolsa de Valores Brasileira foi causada por diversos fatores: as eleições presidenciais, a queda no mercado internacional por mais de uma semana e, em seguida, uma alta nas ações na Europa e nos Estados Unidos.

Outro motivo que também influenciou na alta foi a valorização das commodities internacionais comercializadas por brasileiros. “Isso também teve uma influência, principalmente nas empresas que exportam essas commodities, o que acabou gerando esse resultado significativo no fechamento da bolsa de ontem”, expressou.

O economista também comentou a queda do dólar. “Quando ocorre uma situação de dúvida no mercado, as pessoas acabam fechando suas posições no mercado acionário e correm para o dólar, por ser uma moeda internacional e segura, por isso ela tinha se valorizado, agora esse cenário deu uma dissipada, e os mercados começaram a agir normalmente”, afirmou.

Matos também explicou sobre os impactos da guerra entre a Rússia e a Ucrânia no mundo. “Com as sanções contra a Rússia e a quebra do fornecimento de gás, o pessoal acaba migrando para outros tipos de combustíveis fósseis, dessa forma, aumenta uma demanda não esperada, o custo aumentou trazendo outros problemas”, declarou.

Confira a entrevista do Rádio Opinião:

Por: Layane Garcêz

Produção: Bruna Castro

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: