Notícias
Programa Rádio Opinião entrevista Isabel Lopizic para falar sobre o Dia Internacional da Pessoa Idosa
Na quarta-feira, 5, o quadro Rádio Opinião da Rádio Universidade FM 106,9 recebeu a coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa, Isabel Lopizic, que dialogou sobre o dia 1º de outubro, celebração do Dia Estadual, Nacional e Internacional do Idoso.
De acordo com Lopizic, a recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) é que ocorram movimentos de valorização da pessoa idosa, que ainda sofre muito com idadismo – que significa “preconceito em relação à idade” – e com a desinformação da sociedade. “A pessoa envelhece, mas continua sendo cidadã, com os seus direitos garantidos pela Constituição Brasileira e pelo Estatuto do Idoso”, comentou.
A Defensoria Pública tem um núcleo de atendimento especializado para pessoas idosas vítimas de violência, em que trabalham também na prevenção, por meio de palestras e ações com o objetivo de esclarecer que envelhecer é um processo natural da vida.
A coordenadora também comentou a falta de visibilidade do idoso nas políticas públicas: “A invisibilidade faz as pessoas esconderem ou terem vergonha da sua idade, por isso muitas vezes nos tornamos invisíveis no cenário político, e isso contribui para o idadismo na sociedade brasileira”, declarou.
Ela também pontuou que houve melhorias no município de São Luís e no Maranhão como um todo quando foram criados espaços que proporcionam dignidade para as pessoas idosas, como o Centro de Referência Especializado de Atenção Integral a Saúde da Pessoa Idosa do Maranhão (Creaispi), localizado no bairro da Cohab.
Isabel Lopizic convidou o público a comparecer, no dia 6 de outubro, ao Sesc-Deodoro, para participar da extensa programação, da Defensoria Pública do Estado do Maranhão e outros parceiros, voltada ao Dia Estadual, Nacional e Internacional do Idoso.
Confira a entrevista do Rádio Opinião:
Por: Layane Garcêz
Produção: Bruna Castro
Revisão: Jáder Cavalcante