Programa Rádio Opinião entrevista diretora eleita do CCBS para falar sobre as eleições gerais na UFMA e as atividades do Centro

publicado: 11/02/2022 12h07, última modificação: 11/02/2022 23h25

O quadro Rádio Opinião da Rádio Universidade FM 106,9 de ontem, 10, entrevistou a diretora eleita do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Rosana Nassar Meireles Guerra Libério, para falar sobre as eleições gerais da UFMA, que ocorreram no dia 28 de janeiro. Pela primeira vez, as eleições para diretores de centro, chefes de departamento e coordenadores de curso ocorreram em formato 100% virtual, por meio do sistema Helios Voting, uma plataforma que conta com uma cabine de votação on-line controlando o início e término da eleição, fato comentado pela entrevistada.

“Esse novo formato de eleição veio para ficar por conta da celeridade, baixo custo e facilidade na votação. Lembrando da última eleição, demorou cerca de cinco horas para apuração dos votos só na capital. Acredito que esse novo formato continuará nas próximas eleições”, opinou.

Rosana Guerra também comentou a volta às aulas do CCBS: “Estão sendo planejadas para ocorrer de forma híbrida, porém, em alguns cursos, isso é impossível, porque requer manuseio com materiais como, por exemplo, em Odontologia, que é iminentemente prático, e inclusive os alunos já voltaram às aulas presencialmente e estão cumprindo todos os protocolos sanitários”, relatou.

A diretora de Centro falou sobre as expectativas no novo cargo. “O Centro presta vários serviços à comunidade, tem a Clínica Odontológica, tem os atendimentos médicos que são feitos em vários hospitais de São Luís com suporte não apenas dos estudantes de Medicina, mas também, de Enfermagem, Nutrição e Farmácia. Infelizmente, as universidades públicas estão em um período crítico de escassez de recursos, mas nossa expectativa é que tenhamos investimentos maiores para ampliarmos essas atividades que são ligadas ao Centro”, finalizou.

Por: Kelle Dias

Produção: Marcos Paulo Albuquerque