Programa Rádio Opinião entrevista diretor eleito do Câmpus de Codó, Arlane Manoel Silva Vieira, que comenta as metas e expectativas para sua gestão

publicado: 04/03/2022 11h43, última modificação: 04/03/2022 14h36

O programa Rádio Opinião dessa quinta-feira, 3, entrevistou o professor Arlane Manoel Silva Vieira, diretor eleito do Câmpus Codó da Universidade Federal do Maranhão. O professor falou a respeito dos projetos de melhoria para o câmpus e das expectativas para sua gestão.

Sendo um dos centros mais antigos da UFMA, o mpus de Codó foi fundado na década de 70 e hoje conta com três cursos de graduação: Pedagogia, Ciências Naturais - Biologia e Licenciatura em Ciências Humanas – História, além de dois cursos de especialização: Ensino de Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental, coordenado pelo curso de Pedagogia e pelo curso de Especialização em Matemática Computacional, este fundado em 2021.

O diretor eleito comentou um pouco a respeito dos cursos do câmpus, os planos para a implementação de um curso de mestrado em ensino na educação básica e sobre a realidade da região, formada por 17 municípios e que compreende uma população de 780 mil habitantes. “Em geral, nosso câmpus atende ao território dos cocais, que tem o índice de desenvolvimento humano municipal muito baixo. O curso de especialização em Matemática Computacional pode parecer distinto do que já é executado na região, mas é uma forma de desenvolver e aprimorar técnicas computacionais pra que se melhore o trabalho e a pesquisa de diversos profissionais, inclusive na educação ou na indústria em geral”, afirmou.

Em relação às metas e expectativas para sua gestão, o professor afirmou que há muito a ser realizado, enfatizando a possibilidade de implantação de novos cursos e a existência de um projeto para o crescimento da estrutura: “O nosso câmpus, de certa forma, é pequeno, em comparação a outros câmpus da Universidade. Nós temos três cursos, e há muito espaço para crescer, uma vez que a própria comunidade demanda esse crescimento. No horizonte, temos o projeto do curso de Licenciatura em Matemática, previsto para funcionar no período diurno. Isso vai possibilitar que tenhamos funcionamento mais completo no nosso câmpus”, comentou.

Confira a entrevista completa:

Por: Bruna Castro

Produção: Laís Costa