Programa Rádio Opinião entrevista a professora de Teatro Cássia Pires sobre o lançamento do seu livro “A Rainha da Solidão – poéticas de uma performance”, marcado para hoje, às 19h

publicado: 01/04/2022 11h14, última modificação: 01/04/2022 11h18

O programa Rádio Opinião de quinta-feira, 31, entrevistou Cássia Pires, professora do departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal do Maranhão. A professora falou a respeito do lançamento de sua obra “A Rainha da Solidão – poéticas de uma performance”, que tem como principal proposta discutir as interfaces investigativas sobre os lugares e os não-lugares do teatro na contemporaneidade.

A obra é resultado da investigação e estudo realizado no seu doutorado, cursado em Lisboa, Portugal. O curso de Artes Performativas Teórico e Prático exigiu que para sua conclusão, além da tese, ocorresse também a produção de uma obra artística, fato que deu origem ao livro. A autora afirma que a produção traz reflexões sobre o homem na contemporaneidade, focando no sentimento de solidão não só individual, mas do ser humano na cidade, a solidão na multidão. Além de explicar um pouco o processo de produção.

“Eu escolhi construir a obra A Rainha da Solidão para poder dialogar com o discurso que eu estava estabelecendo na pesquisa, e para dar suporte a esse diálogo, a gente fez apresentações, depois de um ano e três meses da construção da obra. Apresentamos aqui em São Luís, depois houve apresentações em Paris e em Lisboa. Então, foi estabelecido um diálogo para pensar sobre o homem na contemporaneidade e essa solidão coletiva, a partir da recepção desses espectadores desses três lugares”, explicou.

Em relação ao nome da obra, a professora a inspiração vem pela simbologia da figura da mulher, do feminino, em que, em suas palavras, a rainha, por si só, traz a aparência de imponência. “Sabemos que historicamente o patriarcado, a figura do homem, sempre esteve à frente, mas temos também na história a figura da rainha, também com uma imponência muito grande. Eu queria que essa solidão se manifestasse sobre esse pilar, por isso a escolha da figura da mulher, trazendo à tona essa figura feminina ao protagonismo da cena e todas as minhas inspirações no universo da mulher e da rainha”, comentou.

O livro será lançado hoje, 1º de abril, às 19h, no Faladeli Tabacaria- Bar- Café, localizado na Rua do Egito, no Centro de São Luís.

Confira a entrevista completa:

Por: Bruna Castro

Produção: Laís Costa