Notícias
Programa Rádio Ciência divulga baralho em Libras idealizado por estudante de Design
Na edição de terça-feira, 11, o programa Rádio Ciência divulgou a elaboração de um baralho inclusivo para pessoas surdas, material idealizado por Carolina Dias Ribeiro, discente do curso Design do Câmpus São Luís, como trabalho de obtenção de nota da disciplina Metodologia Visual. A iniciativa, chamada de Baralibras, utiliza a linguagem de sinais no desenho das cartas, apresentando sinais característicos para conceitos do curso, e disponibiliza animações e QR Codes para a compreensão dos sinais.
O baralho foi desenvolvido com o suporte de intérpretes de Libras e de uma amiga de classe de Carolina, a discente Mayellem Sousa, que é surda. “Foi um processo bem legal e enriquecedor, porque ela quem cria os sinais sobre o curso, junto com os intérpretes, que veem a melhor forma de fazer aquele sinal. Então ela me explicou o motivo do sinal ser feito daquela forma, com aquela configuração de mão, aquele movimento, o porquê de utilizar aquela configuração de letra. Eu entendia o processo dela e tentava trazer para a ilustração”, contou a discente de Design.
A produção das ilustrações, embalagem, recorte das cartas e funcionamento do QR Code foram feitos por Carolina Dias. Os designs são inspirados nos movimentos artísticos Bauhaus, no Construtivismo Russo, no Estilo Suíço e em De Stijl. O projeto tem proposta de ser inspiração para outras produções que tenham como objetivo repensar elementos comuns do dia a dia e fazê-los inclusivos a todos.
Alguns dos sinais elaborados podem ser vistos no perfil no Instagram @baralibras. Confira esta edição do programa Rádio Ciência na íntegra.
Por: Andressa Algave
Produção: Marcos Paulo Albuquerque