Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica discute melhorias para educação superior local no Centro de Ciências de Grajaú

publicado: 03/06/2022 13h46, última modificação: 03/06/2022 14h10

O Centro de Ciências de Grajaú realizou, nos dias 18 e 19 de maio, reunião com os coordenadores do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) da Universidade Federal do Maranhão. No encontro, participaram o diretor do Centro, Aluísio José Fernandes Júnior, e os professores Francisco Almada, Cristina Torres, José Carlos de Melo e Alda Margarete Silva Farias Santiago. O encontro foi direcionado ao preparo dos coordenadores do curso e dos alunos para atividades presenciais, que ocorre neste mês.

No município de Grajaú, os professores realizaram visita técnica à Aldeia Arymy, local em que atuará a maioria dos professores que serão capacitados pelo Parfor. “A visita à aldeia é importante para conhecer o local, já que um grande quantitativo de alunos moram nas aldeias”, afirma a coordenadora local do Parfor, Cristina Torres.

A comitiva do Parfor também esteve em um encontrou com o prefeito de Grajaú, Mercial Lima de Arruda; com o secretário municipal de Educação, Pedro Barros; e com o diretor de Ensino, Fernando Teles; estabelecendo diálogo sobre os investimentos na formação superior e gratuita para alunos do município, na modalidade presencial.

De acordo com o coordenador geral do Parfor da UFMA, professor José Carlos de Melo, o programa é importante justamente por existir carência de formação superior nas aldeias. O Parfor é destinado aos professores em exercício na rede pública da educação básica e ajuda no desenvolvimento de competências de ensino técnico, intelectual e profissional, assim como na compreensão política da responsabilidade em exercer tal ofício nos municípios e no Estado do Maranhão.

Por: Aline Santos

Produção: Bruna Castro