Programa de TV sobre ciência e pesquisa traz edição especial sobre pandemia

publicado: 26/04/2021 20h03, última modificação: 26/04/2021 21h14
1 | 3
2 | 3
3 | 3

A segunda temporada do programa televisivo “No Foco da Pesquisa”, lançada recentemente, abordou pesquisas com temáticas relacionadas à pandemia, cuja edição, para a segurança de todos, foi produzida em um novo formato, cujos apresentadores e editores, Josie Bastos e Robson Nascimento, entrevistaram os pesquisadores de forma remota, cada um em sua casa, por conta da covid-19. O programa foi transmitido ao vivo pelo YouTube e contou com a parceria técnica de Ivan Arouche, da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFMA.

O programa foi todo produzido pelos alunos de Rádio e TV, na disciplina “Direção de Televisão”, ministrada pela professora do curso de Comunicação Social Josie Bastos, do Departamento de Comunicação Social da UFMA. “A proposta do programa sempre é possibilitar que os alunos, de forma coletiva, se coloquem nos papéis de diretores, produtores, editores, etc. E os alunos se envolveram, se engajaram e tivemos uma boa produção. Fizemos um belíssimo trabalho”, declarou a docente.

Josie Bastos também demonstrou interesse em continuar o formato ao vivo e on-line em parte das futuras produções da disciplina: “Quem sabe a gente, a partir do próximo semestre, faz produções tanto no estúdio quanto no formato on-line? Essa temporada possibilitou à gente ter outras formas de apresentação e engajamento que não temos no estúdio. Foi muito bom nesse sentido. Os alunos gostam muito de atuar e de produzir. Esse produto na disciplina tem a função de colocar o aluno no foco da produção, para eles aprenderem todo o processo de produção de um programa”.

A aluna Rhayane Aguiar, que fez parte da direção do programa, declarou que trabalhar nesse projeto com a professora e os colegas de turma foi um bom desafio, principalmente por estar na direção, roteiro e script. “Coordenar meus colegas e estar à frente nunca foi uma coisa que fez parte de mim, mas essa oportunidade me fez ver que é uma posição, além de importante, muito gratificante. Pois ver o projeto feito, sendo realizado, com pessoas tão boas e que me ajudaram, não tem nada melhor”, declarou.

Na quarta-feira, 14, o pesquisador, doutor em Comunicação e professor do Departamento de Comunicação da UFMA Bruno Soares Ferreira, juntamente com sua orientanda, a aluna de Comunicação Social - Jornalismo Ana Karolina Catanhede Brito, foram entrevistados por Josie Bastos, em que responderam perguntas sobre a pesquisa de “Análise da Produção de Infografias sobre a Pandemia de Covid-19 em Sites Jornalísticos”.

A pesquisa tem por proposta apresentar os diferentes elementos constituintes de uma infografia com base em um tema central: a crise causada pelo coronavírus, verificando os modos pelos quais as informações sobre essa temática são elaborados por meio da linguagem infográfica em sua expressão on-line. Também pretende gerar discussões acerca do tema da infografia jornalística, especialmente junto à graduação, e contribuir no campo acadêmico com o fomento da pesquisa e da produção infográfica.

O professor Bruno Soares Ferreira falou sobre a sua participação no programa. “Foi uma iniciativa muito significativa, pois contribui para divulgar a pesquisa acadêmica, além de servir como campo de prática para a equipe da produção. Este tipo de iniciativa é fundamental para a democratização dos conhecimentos na universidade e a formação dos futuros profissionais da comunicação”, ressaltou.

Na sexta-feira, 16, foi a vez da entrevista da doutora em Enfermagem e professora adjunta do Departamento de Enfermagem do Câmpus Imperatriz, Maria Neyrian Fernandes, juntamente com sua orientanda, a discente de Enfermagem Mariana Ferreira Vale. Elas foram entrevistadas por Robson Nascimento e responderam a perguntas sobre a pesquisa “Fatores de Risco para a Saúde Mental em Tempos de Covid-19”.

A pesquisa foi motivada com base em relatos sobre as dificuldades de manter a sanidade mental em relatos sobre a dificuldade de manter a sanidade mental em um momento de pandemia, com a exigência do distanciamento físico, da ameaça constante à vida, do excesso de informação e de uma sobrecarga de trabalho desafiadora para os profissionais da linha de frente.

Se você não assistiu, os dois episódios desta temporada estão disponíveis no canal do programa, no YouTube:

Primeiro episódio: Análise da Produção de Infografias sobre a Pandemia de Covid-19 em Sites Jornalísticos

Segundo episódio: Fatores de Risco para a Saúde Mental em Tempos de Covid-19

Por: Equipe do "No foco da Pesquisa"