Notícias
Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia realiza aula magna para mestrandos e para primeira turma de doutorandos, em Imperatriz
O Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia (PPGST) realizou, no dia 18 de setembro, o V Workshop do Programa, que marcou a aula inaugural da primeira turma de Doutorado e da turma 2025.2 do Mestrado. O evento reforçou a consolidação do PPGST como referência na formação de pesquisadores e profissionais capazes de integrar ciência, saúde e tecnologia.
Criado em 2019, o PPGST vem se destacando pela excelência acadêmica e pelo compromisso em responder às demandas sociais e regionais por meio da pesquisa interdisciplinar. Já em sua primeira avaliação pela CAPES, o Programa alcançou nota 4, resultado que atesta a qualidade do trabalho desenvolvido. Em 2024, obteve a aprovação do curso de Doutorado, um marco histórico que ampliou sua atuação e reafirmou seu papel estratégico na formação avançada em saúde e tecnologia.
O V Workshop contou com a presença de autoridades acadêmicas que destacaram a relevância da expansão do Programa. Participaram da solenidade a pró-reitora da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização (Ageufma), Flávia Raquel Fernandes do Nascimento, representando o magnífico reitor Fernando Carvalho Silva; o diretor do Centro de Ciências de Imperatriz, Leonardo Hunaldo dos Santos; o coordenador do PPGST, Aramys Silva dos Reis; o vice-coordenador do Programa, Richard Pereira Dutra, além do discente Mark Henrique Santana Silva, representante estudantil.
Durante a solenidade, a pró-reitora da Ageufma, Flávia Raquel Fernandes do Nascimento, destacou o significado histórico da primeira turma de doutorado do PPGST. “É um Programa que vai transformar a região pela formação qualificada que proporcionará, trazendo inovações para as políticas de saúde, para o SUS, para a educação em saúde e para o mercado de trabalho”, pontuou.
O coordenador do PPGST, professor Aramys Silva dos Reis, lembrou o caráter interdisciplinar do Programa, que conta com duas linhas de pesquisa: Saúde e Sociedade e Tecnologia em Saúde. “Nosso objetivo é desenvolver estudos que integrem análises epidemiológicas e assistenciais, além de propor e avaliar novas tecnologias, principalmente, biotecnologias, que possam contribuir para a área da saúde”, afirmou. Ele ressaltou ainda que o Programa oferece anualmente quinze vagas para o mestrado e oito para o doutorado, e que um novo edital deve ser lançado até o final de outubro para ingresso das turmas de 2026.
O diretor do CCIm, Leonardo Hunaldo dos Santos, falou da importância do novo ciclo para o fortalecimento da pesquisa e inovação na região. “A expectativa é começar com o pé direito esse novo curso, desenvolvendo ainda mais a região com produção de conhecimento, inovação, empreendedorismo e pesquisa na área de saúde e tecnologia”.
O evento também foi marcado por um momento de homenagem às professoras Queli Fidelis e Adriana Nogueira, que desempenharam papel fundamental na coordenação do Programa.
A programação contou com a aula magna “Desafios éticos, científicos e sociais na era da inovação”, ministrada pela pró-reitora Flávia Raquel Fernandes do Nascimento, que propôs reflexões sobre o papel da ciência diante das transformações tecnológicas e das demandas sociais contemporâneas.
Houve também a palestra “Trajetória na Pós-Graduação e Bem-Estar”, ministrada pela psicóloga do Serviço de Assistência Estudantil da UFMA-CCIM, Kiria Martins Ribeiro, que abordou o tema destacando estratégias para enfrentar os desafios dessa etapa acadêmica de forma saudável, equilibrando dedicação científica e cuidado pessoal.
O V Workshop do PPGST reforçou o compromisso da UFMA com a excelência acadêmica e a formação de profissionais capacitados para enfrentar os desafios da saúde e da tecnologia. Entre homenagens, palestras e a Aula Magna, o evento celebrou conquistas históricas, que consolidam o Programa como referência regional.
Por: Rosiane Stephane
Revisão: Jáder Cavalcante