Notícias

Programa de Pós Graduação em Saúde da Família da UFMA promove mesa-redonda com o tema "Reconstrução da Atenção Primária à Saúde no Brasil"

publicado: 04/09/2024 15h29, última modificação: 04/09/2024 22h10
Programa de Pós Graduação em Saúde da Família da UFMA promove mesa-redonda com o tema "Reconstrução da Atenção Primária à Saúde no Brasil"

O Programa de Pós-Graduação em Saúde da Familia (Renasf) da Universidade Federal do Maranhão promoverá, nessa sexta-feira, 6, uma mesa-redonda sobre a atenção primária à Saúde. O evento, com o tema “Reconstrução da APS no Brasil”, ocorrerá no auditório do Edifício João Goulart, Avenida Pedro II, Centro, a partir das 8h. 

A mesa-redonda tem por objetivo debater e discutir sobre os trinta anos da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil, as mudanças por que o sistema de saúde passou durante esse período e o novo financiamento da APS, como explica a professora do Renasf e organizadora do evento, Aline Sampieri Tonello. “Essa iniciativa surgiu da disciplina de Saúde da Família, que eu e mais outras duas professoras estamos ensinando para o mestrado profissional. Ou seja, os alunos deste mestrado, são pessoas que estão atuando no serviço da atenção primária em saúde do Maranhão. Então a gente teve a iniciativa de discutir justamente o que vai acontecer com a atenção primária, pois o Ministério da Saúde fez uma nova proposta de financiamento, que muda algumas coisas no sistema de saúde do estado. Então, a ideia é mobilizar esses profissionais que estão, ou na gestão ou no serviço da atenção primária, para discutir essa questão, e isso servir como ponto de partida para a trajetória deles na área“, ressalta. 

O evento contará com a participação remota do secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço de Oliveira, do superintendente de APS do Estado do Maranhão, Willian Ferreira, e do consultor de saúde, Jamesson Ferreira, que discutirão o tema “A ESF e seus trinta anos de celebração: De onde viemos e para onde vamos?”.

Em um segundo momento, a mesa terá a apresentação de Júlio César Costa, referência na técnica e-Multi no Maranhão, e do superintendente de Vigilância no Maranhão, Edmilson Diniz, que abordarão as mudanças potenciais na infraestrutura da saúde no Brasil, conforme as propostas do novo projeto de financiamento do Ministério da Saúde, com a temática: “Estratégias, Ações e Programas na APS: Dissonâncias e Consonâncias”.

Acesse aqui a programação. 

Os debates são resultado da colaboração da UFMA com a Renasf, responsável pelo programa de pós-graduação em Saúde da Família na instituição, uma parceria encarregada de capacitar profissionais da área da Saúde e permitir uma formação que os leva além da teoria e inspira a pesquisar sobre os cuidados com atenção primária de saúde no país, como detalha a organizadora do evento, Aline Tonello.

“Como um programa de mestrado profissional, a gente vê um impacto muito grande para a área, porque a ideia é que esse aluno, leve uma iniciativa de desenvolvimento para aquele serviço em que ele está trabalhando, seja ele na assistência ou ele na gestão, e a gente percebe que ele acaba sendo um indutor de mudança. Escutamos, nas falas dos mestrandos, como os produtos impactam diretamente no serviço, porque esse produto não é só uma dissertação de mestrado, a gente também faz a pesquisa, porque esse produto vira algo que impacta na estrutura da área. Então o objetivo é sempre deixar como produto final algo de devolutiva para o serviço", salienta. 

Saiba mais

A Renasf é uma iniciativa de saúde da Fiocruz Ceará, em colaboração com instituições de ensino da área nas regiões Norte e Nordeste, atualmente envolvendo 30 entidades em seis estados do Nordeste — Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte — e um estado do Norte, o Acre.

Em 2021, a Renasf foi pioneira ao lançar o primeiro doutorado em rede aprovado pela Capes na área de Saúde Coletiva no Brasil. Atualmente, o programa de pós-graduação da Universidade Federal do Maranhão é o único doutorado profissional da rede.

Por: Pedro Correa 

Revisão: Jáder Cavalcante

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents
registrado em: